CURIOSIDADES SOBRE PRODUTOS: Baccarat é a grife por trás dos lustres de cristal do famoso Palácio de Versalhes, onde Rihanna, primeira negra a emprestar talento para Dior, desfila a nova coleção da maison de alta costura. Assim como os lustres de Versallhes, Baccarat esteve presente na vida das grandes monarquias europeias desde o século 18, a exemplo das famosas cadeiras de cristal do czares russos da linhagem Romanov.
A história de Baccarat tem início em 1764, quando o rei Luis XV autoriza Louis De Montmorency-Laval, bispo de Metz, a fundar a fábrica de vidros Saint-Anne na então vila de Baccarat, na província de Lorraine, leste da França. A intenção bispo era a produção de peças para adornar as igrejas, incluindo jarros e lustres uma vez que as peças austríacas da região da Bohemia já apresentavam, naquela época, elevado preço. O sucesso foi imediato e Baccarat se tornou novo símbolo na produção de peças de cristal.
Do material religioso para homílias, as peças criadas seguiram para as residências, depois palácios. O grande salto dessa grife francesa foi, no entanto, o seu ingresso no mundo da perfumaria no início de 1900, aliando o cristal aos pequenos e mais preciosos frascos de outra arte dos gauleses. A partir daí, Baccarat não parou mais de conquistar mercado, nem de deixar de lado a produção para casas reais e abastados de todo o mundo,desejosos de ter em casa seus lustres e jarros. Depois da França e Alemanha, o Brasil acabaria por figurar como terceiro mercado de maior consumo dos cristais da grife.
Em 1988, Baccarat foi comprada por Société du Louvre, empresa do Taittinger Group, que atua nos segmentos de hotelaria, perfumaria e bebidas, e que já tinha na carteira a fábrica de porcelanas Haviland. Os novos donos ampliam o raio de atuação de Baccarat, com a produção de jóias e a ampliação da carteira de produtos de forma a levar a marca para um número maior de consumidores. Ainda hoje, Baccarat responde pela manutenção e reposição de peças dos lustres do Palácio de Versalhes e a produção de novos, hoje sobretudo para os Emirados Árabes, que adoram o luxo. E Baccarat é luxo como luxuosa tem sido a sua comunicação ao longo do tempo.