O 5.º Vivid Sydney, na Austrália, que vai até o dia 10 de junho foi oficialmente inaugurado na noite do último dia 25 na icônica Casa da Ópera de Sydney iluminada por um deslumbrante festival visual de cores, movimento e iluminação artística por vídeo mapping em 3D assinado pelos inovadores criativos australianos do The Spinifex Group. Maior festival de luzes, música e ideias do Hemisfério Sul, o Vivid Sydney conta com instalações de iluminação em volta da costa do porto, apresentações de música ao vivo na Casa da Ópera de Sydney e mais de 120 eventos da indústria criativa. Este ano, o Vivid Light triplicou a faixa litorânea do porto dedicada a instalações de iluminação, com um terço de artistas internacionais, inclusive artistas dos EUA, Alemanha, Itália, Grécia, Malásia, Coreia, Polônia, Brasil e Nova Zelândia. E que alegria ver iluminado o coração criado pela brasileira Anaisa Franco. A obra dessa mineira de Uberlândia foi surgindo aos poucos, etapa por etapa, com Heloísa, sua mãe, acompanhando de perto o projeto e, é claro, em tempos de redes sociais, compartilhando as imagens em sua rede de amigos, depois acrescidas das fotos do irmão de Anaisa, o Bruno, o que nos permitiu acompanhar o processo e o trabalho. Agora, Sydney está iluminada e o coração de Anaisa ilumina a participação brasileira no festival.
Inédita no mundo, a famosa Ponte da Baía de Sydney ganhou vida com uma instalação de iluminação interativa programável na parte oeste da ponte, controlada pelo público a partir de uma tela sensível ao toque e interativa, através da colaboração com a Intel e com a 32 Hundred Lighting de Sydney.
Também inédito, o Vivid Sydney agora se estende ao popular Darling Harbour, com fontes de água espetaculares, apresentações de água em tela de projeção e deslumbrantes shows de luz e água, do lendário Aquatique Show International da França.
O Vivid LIVE na Casa da Ópera de Sydney, parte do programa musical do Vivid Sydney, foi inaugurado com apresentações da lenda do r’n’b soul Bobby Womack, bem como os pioneiros da música eletrônica Kraftwerk, que abriram a primeira das quatro noites de apresentações da sua aclamada série retrospectiva, que também teve os ingressos esgotados no MoMA em Nova York e TATE Modern em Londres.
O Vivid Ideas, reconhecido por estar entre os dez principais festivais de ideias do mundo pelo jornal britânico The Guardian traz os principais líderes internacionais criativos e de pensamento a Sydney em mais de 120 eventos de negócios da indústria criativa.
Entre os destaques estão palestras e eventos exclusivos da Austrália, com artistas visuais e o ícone cult David Shrigley (RU), o empresário de roupa casual Johnny Cupcakes (EUA), o artista digital e contador de histórias Jonathan Harris (EUA), o diretor criativo da IDEO Paul Bennett (EUA) e o revolucionário designer de produtos Jane Chen (EUA/Índia).