O artista Wim Tellier faz instalações de arte em larga escala integrando fotos em ambientes como forma de arte em paisagem. Ele colecionou aclamação internacional com os seguintes projetos de arte: “We Wish” em 2006, no qual fez uma ampliação de 600 m2 de seu filho e integrou-a em várias cidades, sendo o Píer de Santa Monica, em Los Angeles, seu último local escolhido; Protect 7-7″ em 2009, a primeira instalação de arte na Antárctica consistindo de seis ampliações de 800 m2; em 2013, “We Drift”, uma instalação de arte consistindo de 1.000 fotos de 16 m2 que as pessoas podiam visualizar por meio de uma força natural, um rio de maré. Em 2014, em cooperação com a Canon, ele concluiu duas instalações de arte em Tomorrowland. Uma instalação envolveu 46 câmeras, a fim de fazer um dos porta-retratos de grupo mais únicos de todos os tempos. Wim Tellier expandiu seu foco com seu novo projeto de arte “TIME”.
Na praia em Knokke-Heist, Bélgica, ele integrou uma imagem circular de 3.000 m². Trata-se de um quadro com imagem dupla, com seu tema principal sendo um caranguejo vulnerável ampliado, pelo menos, 1.000 vezes o seu tamanho original. O plano de fundo consiste de fotos em lente olho de peixe de paisagens únicas, para as quais Wim Tellier teve que viajar todo o planeta. Essas imagens são voltadas para dar aos espectadores uma visão ampla do mundo.
O gráfico e o aspecto logístico do projeto é pioneiro e revolucionário. O arquivo da foto excede 400 gigabites! Considerando essa resolução gigantesca, a Canon imprimiu a imagem em 56 peças que, posteriormente, foram perfeitamente soldadas umas às outras. A foto pesa 1.800 kg.
A foto “TIME” de Wim Tellier pode ser vista há duas semanas em frente ao cassino na praia de Knokke-Heist, na Bélgica. Para representar as dimensões da ampliação, há 5 cubos, cada um com 4 m de altura. O público geral pode andar sobre a foto para admirar as fotos em lente de olho de peixe. Sem saber, eles contribuirão para a destruição parcial da obra de arte por meio da terra em seus sapatos. É difícil conceber uma ilustração mais impressionante da pegada ecológica humana. Após a exibição, a imagem conceitualmente danificada será cortada em 12 fatias. Em seguida, Wim Tellier vai pessoalmente integrar as fatias em 12 locais escolhidos ao redor do mundo.
Cada local vai contar sua própria e exclusiva história para demonstrar o impacto do homem sobre o planeta.