A Cidade do México realizou ontem, 29, o seu primeiro desfile de “Día de muertos”,que passa a fazer parte do calendário das celebrações festivas em torno da data que tem seu ponto alto no Dia de Finados. É neste dia que os mortos são celebrados com muita festa, inclusive nos cemitérios, pelo legado que deixaram numa espécie de reconhecimento da ancestralidade com oferta de bebidas e comidas que o morto gostava em vida e também música, muita música que se espalha por toda a cidade.
A ideia do desfile, materializado pelo governo da Cidade do México, é nova e surgiu no ano passado, em 2015, quando o filme 007 Spectre, estrelado pelo famoso detetive britânico James Bond, foi filmado na cidade e um desfile similar ao realizado ontem foi produzido, inspirando as autoridades locais para esse tipo de evento.
Milhares de mexicanos e turistas festejaram até a madrugada de hoje, depois do desfile com fantasiados (a maioria de caveiras) e carros alegóricos terem percorrido o centro histórico da cidade, onde barracas com bebidas e comidas típicas dos festejos do Día de Muertos alimentaram a festa e, é claro, os homenageados, os mortos para os quais dedicam oferendas.