A tecnologia trouxe tantas novidades nas últimas décadas que muitas vezes a sensação é de que não falta mais nada para evoluir, o que é um equívoco. Os avanços serão contínuos, ultrapassando gerações. A questão da realidade virtual, por exemplo, começou com jogos online. A experiência vivida no mundo online era tão real que se confundia com o cotidiano. As novas tecnologias de captação e reprodução dessa realidade virtual deram um novo significado ao conceito de imersão. Isso pode ser comprovado pelos vídeos gravados em 360 graus, que dão a sensação de viagem no tempo, pois quem está assistindo tem a impressão de realmente estar vivenciando a experiência mostrada no vídeo.
Existem diversas maneiras de interagir com esse tipo de vídeo no computador, tablet ou smartphone. No computador, basta arrastar o mouse sobre a tela em todas as direções. No tablet ou celular, basta girar o aparelho ou tocar na tela para ter a experiência e ver tudo em volta. Outra forma interessante, e a mais real, de assistir aos vídeos 360 é utilizando óculos de realidade virtual que comportam os smartphones, então através de um aplicativo, é possível acompanhar tudo como se a pessoa estivesse lá.
O vídeo em 360 vem se tornando tendência porque as gravações do mundo real são realizadas em todas as direções simultaneamente. A partir disso, as imagens são juntadas e editadas em um único vídeo, que mostra a vista completa, em 360 graus. Cada vez mais empresas têm optado por filmagens nesse formato, seja para mostrar a vista panorâmica de seus negócios, seja para realizar tours virtuais pelas suas instalações.
O CEO da Casa Mais 360, agência pioneira em São Paulo que realiza esse tipo de filmagem, Fábio Costa, destaca que houve um aumento de 960% na procura por esse serviço em relação ao semestre passado: “Acredito que esse aumento tenha acontecido porque agora o Youtube e o Facebook suportam vídeos 360. As empresas têm nos procurado porque querem levar uma experiência única e marcante para suas marcas”.