O empreendedorismo vem crescendo no Brasil a cada ano e isso já é um fato conhecido e bem divulgado. O que algumas pessoas não dão muita atenção, ao empreender, é no fato de se capacitarem para estarem preparados para as oportunidades e, principalmente, desafios ao gerir um negócio. Como, então, uma pessoa pode se tornar um empreendedor de sucesso?
Por Erik Penna*
A pesquisa (GEM) informa ainda que, de cada 100 brasileiros que começam um negócio próprio, 71 são motivados por uma oportunidade e não pela necessidade, e esse número de empreendedores que nascem após vislumbrar uma oportunidade é altamente positivo. De toda forma, se a pessoa abrir um negócio por necessidade, porque perdeu o emprego, não quer ter patrão ou algum outro motivo e já efetuar retiradas do caixa no mesmo mês, a situação poderá ficar bem difícil.
É muito importante, antes de entrar de cabeça e apostar todas as suas economias, pesquisar o mercado, a concorrência, mapear geograficamente seu ponto comercial e onde estão seus clientes potenciais. Outro dia, um amigo abriu uma loja de móveis. Seis meses depois eu o reencontrei, ele reclamou do negócio e me disse: “Descobri na semana passada que na minha cidade tem outras 152 lojas similares à minha. Só me dei conta disso agora porque está muito difícil de vender”.
Quais são os maiores desafios no empreendedorismo?
Além do recurso financeiro, que costuma ser um grande desafio no início, destacaria outros 7 pontos:
1) Vida profissional e pessoal: saber conciliar vida pessoal e profissional, administrando o tempo dedicado à empresa e à família, lembrando que não há sucesso profissional que compense o fracasso pessoal. Além disso, é vital separar o caixa da empresa do dinheiro pessoal, pois essa mistura que é comum e praticada por muitos empreendedores, pode ser fatal para o negócio.
2) Não ser mais um no mercado: é necessário ter bem claro qual será seu grande e verdadeiro diferencial. Entrar no mundo dos negócios para ser mais um, pode ser um grande risco.
3) Evite burocracia: o sucesso ou o fracasso do seu negócio pode estar ligado à papelada, tributação e à burocracia que o envolve.
4) Contratação e motivação: Jim Collins escreveu em seu livro “Empresas Feitas para Vencer”, que o principal ativo das empresas não são as pessoas, são as pessoas certas. Contratar e reter talentos com o perfil da cultura organizacional e manter a equipe sempre motivada não é tarefa fácil, mas fundamental para poder delegar e manter em alta os resultados.
5) Achar que não terá chefe: saiba que terá o mais severo de todos os chefes, o cliente, que muitas vezes não perdoa. E, sem cliente, não tem empresa.
6) Muito dinheiro e pouco trabalho: pensar que rapidamente vai ganhar muita grana e trabalhar menos, que não precisará trabalhar nos finais de semana. Essa ideia no inicio do negócio é um grande equívoco.
7) Inovar sempre: mesmo que o negócio inicie bem, reveja constantemente seus diferencias, pois o sucesso de ontem não garante o de amanhã. Prova disso é que em 1973 a Exame/FGV elaborou um ranking com as 500 maiores empresas do Brasil. Atualmente, 77% dessas organizações simplesmente desapareceram conforme aponta um estudo da Fundação Dom Cabral. Saiba que, por melhor que o negócio seja, será preciso reinventar-se constantemente. O ciclo de vida de um negócio, que antes era de 20 anos, até permitia uma demora no processo de inovação. Atualmente, reduziu para 4 anos, ou seja, em menos de 50 meses você terá que rever processos, talvez lançar novos produtos ou atingir outros mercados.
Empreender não é tarefa fácil e isso é uma notícia boa, afinal, o que é fácil qualquer um faz, o que é difícil aí é somente para os campeões. É ainda motivador saber também que no mundo corporativo nada grandioso foi construído com extrema rapidez e facilidade. Ser empreendedor no Brasil é protagonizar uma história de superação.
* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”. Site: www.erikpenna.com.br