Um final diferente para a famosa história de “O Patinho Feio”, contado por meio de uma animação com mais de dois minutos, é parte da campanha institucional da NET, criada pela Talent, “O Mundo É Para Ser Melhor. O lançamento ocorre hoje, 19, e acontece nos meios digitais. Com a mensagem de que “Novas atitudes fazem novas histórias”, o filme traz um olhar de como a beleza não está no físico ou na aparência, mas no fato de ser aceito e valorizado por aquilo que se faz em prol do todo, ajudando a transformar a sociedade. Na história animada, o Patinho não fica mais bonito, mas através de suas atitudes é aceito e valorizado pela sociedade. Nesse contexto, o filme vai permeando os três pilares da plataforma institucional da NET: Educação, Cultura e Cidadania.
A “nova história” tem outro sabor especial, ela se desenrola ao som de Ain’t Got No/ I Got Life, canção que faz parte do musical Hair (1967) e foi eternizada na voz de Nina Simone, ícone dos anos 60 na luta pelas minorias. Nesta versão, a música-tema da campanha é magistralmente interpretada pela cantora brasileira Graça Cunha (Banda Altas Horas) e embala a trajetória do Novo Patinho Feio.
“Esse projeto é uma tradução da atuação institucional da NET, que busca ajudar e apoiar iniciativas capazes de criar um mundo melhor. É também um convite, pois buscamos representar de uma forma lúdica o poder de transformação da educação, da cultura e da cidadania. E todos podem contribuir nesse processo”, afirma Márcio Carvalho, Diretor de Marketing da NET.
A NET acredita que a construção de um mundo melhor é uma ação compartilhada com toda a sociedade. Com a nova história do Patinho Feio, a empresa convida o público a refletir sobre a importância de apoiar e dar visibilidade às boas experiências e boas atitudes.
“Para continuidade da Campanha ´O mundo é para ser melhor´, buscamos algo que fugisse da publicidade tradicional. O Novo Patinho Feio tem uma linguagem lúdica, possibilitando inúmeras interpretações, desde sua mensagem principal a contextos sociais, como a trilha escolhida, que teve papel cultural enorme nos anos 60” declara Ane Lopes Tubenchlak, gerente de Comunicação Institucional da NET.
PRODUÇÃO
Toda a comunicação de “O Novo Patinho Feio” foi desenvolvida pela Talent, com criação de Alexandre “Nego Lee” Popoviski e Rodrigo Bombana. Produzido com uma técnica inédita no Brasil, o filme é uma animação realizada pela produtora Fulano. As cenas foram gravadas em uma grande maquete real, construída somente com materiais recicláveis, utilizando desde palito de sorvete e colheres até pelúcias. O vídeo contou com mais de três meses de produção, sendo que mais de 50 dias foram exclusivos para a aplicação quadro-a-quadro da técnica 3D.
Além do lançamento do vídeo no brandchannel da empresa no Youtube, a campanha contará com o hotsite (www.omundoeparasermelhor.com.br) que possui conteúdo interativo em torno da história do filme, simulando o celular do Patinho. Nesse ambiente, o usuário poderá assistir ao filme, ao making of e aos tutoriais de como tocar a música no violão e sax, entre outros conteúdos. Além disso, o usuário também poderá compartilhar, a partir desse ambiente, os conteúdos por e-mail ou nas redes sociais. Na mídia digital, o filme será veiculado no Google; no formato masthead no Youtube, simultâneo para desktop e mobile; e em posts no Facebook, Twitter etc.
EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA
Através de sua plataforma institucional que tem como assinatura “O Mundo é para ser Melhor”, a NET apoia e promove Educação, Cultura e Cidadania por meio de projetos e patrocínios. Além de buscar evolução nos indicadores sociais, estes projetos complementam os serviços oferecidos pela NET, conectando os clientes com um universo de diversão, entretenimento e informação, dentro ou fora de casa. Conheça as iniciativas da empresa em cada frente:
EDUCAÇÃO: a NET conta com o NET Educação (www.neteducacao.com.br), portal com diversos conteúdos gratuitos para capacitação de professores, comunidades escolares, alunos e familiares. Com essas e outras frentes, a empresa acredita que pode promover mudanças, conectando as pessoas para um mundo melhor.
Outro programa de igual valor é o Educonex@o, que leva banda larga e TV por assinatura a mais de 500 escolas da rede pública em todo o Brasil, beneficiando diretamente mais de 15 mil alunos.
· CULTURA: por acreditar que Cultura é um importante fator de transformação social, a NET busca levar a seus clientes opções de entretenimento também fora de suas casas. O Theatro NET Rio, o Theatro NET São Paulo e a casa de espetáculos NET Live Brasília, que oferecem aos clientes NET 50% de desconto na compra de até quatro ingressos, são exemplos disso. A empresa mantém ainda o Circuito Estação NET de Cinemas, no Rio de Janeiro, e o NET Cineart, um complexo de salas de cinema localizado em Belo Horizonte, que também oferecem benefícios para os clientes da operadora. E em Recife, realiza há um ano o NET Cine Fun, festival de cinema ao ar livre, onde o valor arrecadado com a entrada é doado à ONGs locais.
Além disso, a NET patrocina filmes, shows e peças teatrais por todo o Brasil, beneficiando mais de 7 milhões de pessoas. Ainda no segmento de Cultura, a NET é realizadora do NET Lab TV, projeto que ajuda a descobrir e formar novos roteiristas e premia ideias de séries brasileiras para a TV.
CIDADANIA: diante da crença nos direitos e deveres da sociedade e na prática de projetos socioambientais como alternativa para um mundo melhor, dentro do pilar Cidadania, a NET promove ações como o NET Running e o NET Voluntariado, que já arrecadou mais de 125 mil doações, beneficiando mais de 18 mil pessoas em 261 instituições pelo Brasil e mobiliza cerca de dois mil colaboradores, parceiros e familiares. E a NET ainda patrocina o projeto de mobilidade urbana Caju Bike, que disponibiliza bicicletas para as pessoas usarem nas ruas da cidade de Aracaju (SE). Além disso, a América Móvil, grupo ao qual pertence a NET, também conta com o ASUME, um programa voltado para os colaboradores que tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a autossuperação, visando melhorias nos ambientes familiar, escolar, profissional e social. A NET apoia ainda a inclusão digital, com o programa de banda larga popular.
As iniciativas institucionais da empresa vêm sendo reconhecidas pelo mercado. Recentemente a NET fez parte do especial As 50 Empresas do Bem, publicado pela revista Isto É Dinheiro (edição de 10 de junho de 2015). O destaque foi para iniciativas voltadas à educação, como o portal de capacitação NET Educação e o Educonexão, programa que fornece conexões de TV e de banda larga para escolas, desenvolvido em parceria com o Instituto Crescer e as Secretarias Municipais de Educação das cidades beneficiadas. A empresa também venceu o 13º Prêmio Marketing Best Sustentabilidade 2014 com o projeto Educonexão.