A Natura, multinacional brasileira de produtos de higiene e beleza, é a marca de cosméticos mais valiosa da América Latina. Em 2014, a marca apresentou uma valorização de 31% em relação ao ano anterior, avaliada em US$ 3,2 bilhões, segundo o ranking Brand Finance Cosmetics 50.
A Natura passou da 17ª para a 14ª na lista elaborada pela Brand Finance, consultoria líder em avaliação de marca, em parceria com a revista SPC Magazine. A empresa é a única latino-americana a figurar na lista composta por 50 marcas.
Todas as marcas presentes no ranking, se somadas, valorizaram-se 13% em 2014, na comparação com o ano anterior, totalizando US$ 123 bilhões. A avaliação financeira leva em conta elementos de estratégia, “branding”, mercado, identidade visual, finanças e propriedade intelectual.
O resultado consolida a Natura como a marca de cosméticos mais valiosa do Brasil. Reconhecida por promover a sustentabilidade por meio de seus negócios, a Natura tornou-se em 2014 a maior companhia do mundo a ser certificada como uma B Corp. A empresa inaugurou no mesmo ano o Ecoparque, um complexo industrial no Pará onde produz seus sabonetes com fórmulas vegetais e que funciona em simbiose com fornecedores.
A companhia também lançou no ano passado a plataforma de vendas on-line Rede Natura, que representa uma evolução em seu modelo de venda direta e facilita o acesso dos clientes aos produtos.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova York (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.