Com o objetivo de manter ainda mais a transparência para as eleições de 2016, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – acaba de lançar uma nova campanha para comunicar a utilização da tecnologia QR Code – código de barras em 2D, que pode ser lido a partir de um aplicativo para celulares e dispositivos móveis com câmera fotográfica.
A partir das próximas eleições, o QR Code virá impresso no Boletim de Urna (BU), após o término das votações e, assim como já é feito normalmente, uma cópia impressa do BU será afixada em cada seção eleitoral e disponibilizada online no site do TSE. Com essa nova tecnologia, a leitura digital possibilitará obter todos os resultados de cada seção de forma gratuita a partir do aparelho móvel.
Criada pela Mullen Lowe Brasil, a campanha comunica esse novo recurso e tecnologia utilizados pelo TSE e reforça a credibilidade, a segurança e a transparência no processo eleitoral. Produzido pela Visorama Diversões Eletrônicas, com direção de José Bessa ‘Elesbão’, o filme “Labirinto” explica de maneira ilustrativa o que é o QR Code e como funciona, além de reforçar os principais benefícios para 2016.
Com o QR Code, cada cidadão poderá consultar informações, como município, UF, candidatos votados e o número de votos obtidos em uma seção específica, comparecimento e número de eleitores que faltaram, votos por partidos, brancos e nulos. Tudo isso, com absoluto sigilo, sem qualquer possibilidade de identificação de quem votou e em qual candidato.
O filme começou a veicular em internet e nacionalmente nas principais emissoras de TV. A campanha conta ainda com spots de rádio e posts para o Facebook.