Curiosidade: Rosas simbolizam a beleza e o amor. O culto às rosas e ao que elas representam está presente em várias sociedades de todo o mundo, geralmente com um significado semelhante. Ligadas aos sentimentos amorosos, à paixão e ao carinho, as rosas ganharam essa representação por serem flores dotadas de um perfume delicado e uma beleza universal.
A loja virtual Nova Flor mergulhou nos significados das rosas, incluindo cores e histórias, eis o resultado dessa pesquisa:
História e simbologia
As rosas, estão associadas à diferentes divindades. Na cultura grega, a rosa era a flor de Afrodite (que é conhecida como Vênus, na mitologia romana), a deusa do amor. Conta-se que Afrodite nasceu de uma pequena rosa branca formada pela espuma do mar. Já na religião cristã, as rosas representam a Virgem Maria.
Há registros que supõem que a rosa possui origem asiática e era utilizada por chineses, assírios e babilônios como elemento de decoração, como ingrediente culinário, matéria-prima de perfumes e como planta medicinal para a produção de unguentos e banhos de imersão há pelo menos cinco mil anos antes de Cristo.
Uma cor para cada sentimento
Atualmente existem em torno de 150 espécies de rosas botânicas – também chamadas de espontâneas – e milhares de rosas híbridas, que foram criadas e são cultivadas artificialmente por roseiristas de todo o mundo. As rosas em diferentes colorações e tons possuem significados distintos e podem ser ofertadas a pessoas queridas em diferentes ocasiões. Saiba mais sobre a simbologia das rosas e transmita mensagens especiais e profundas através dessa bela flor:
– Rosas Vermelhas: simboliza o amor profundo, a perfeição, a paixão, a coragem e o desejo. Para os cristãos, significa a ressurreição e o sangue de Jesus. Alquimistas antigos consideravam a rosa vermelha como um símbolo da pedra filosofal, que era o objetivo maior da alquimia, simbolizando sabedoria e conhecimento eterno.
– Rosas brancas: são geralmente associadas à pureza virginal, à inocência e ao recato. Mas também significam reverência, humildade, recato e segredo. Também simbolizam espiritualidade, paz e elevação da alma.
– Rosas cor-de-rosa: simbolizam regeneração, virtude, carinho, graça, gratidão e gentileza.
– Rosas amarelas: significam satisfação e alegria. Na Era Vitoriana, as rosas amarelas eram dadas como uma mensagem de recusa a um pedido de casamento, significando rejeição. Mas hoje elas possuem um sentido mais positivo, simbolizando amizade.
– Rosas cor de laranja: significam energia, entusiasmo, encanto e também lembranças eternas.
– Rosas lilases: amor à primeira vista, mistério.
– Rosas roxas: amor materno.
– Rosas violetas: calma, autocontrole, dignidade e aristocracia.
– Rosas champanhe: admiração, simpatia, respeito, fidelidade.
Cores conjuntas de rosas também podem assumir significados especiais, como rosas vermelhas junto a brancas. Essas duas cores da flor juntas em um buquê significam amor, mas também união.