As emissoras de televisão, as revistas de moda e celebridades, jornais, blogs, enfim, a mídia todo mundo inteiro joga foco no Oscar e no seu famoso “red carpet”, o tapete vermelho por onde desfilam as celebridades. Foi o que motivou a agência Leo, Burnett Lisboa a criar ação para a Comunidade Vida e Paz estendendo o “red carpet” nas ruas de Lisboa e convocando fotógrafos para os famosos flashs em suas estrelas, na verdade desabrigados exibindo a escassez e a precariedade de seus trajes.
O filme faz sucesso nas redes sociais onde as histórias de João, José, Pedro, Patrick são compartilhadas. Pedro usa apenas uma camisa nas noites frias da capital portuguesa nesse inverno, enuanto Patrick usa um par de tênis em estado precário e José veste o mesmo casaco desde que, desempregado e abandonado, foi morar nas ruas. O filme pede ajuda para que esses ” astros do abandono” possam reconstruir as suas vidas, onde até a doação de uma peça de roupa faz todo o sentido.
E se o “red carpet” de Lisboa atraiu atenção, o mesmo não se pode dizer do verdadeiro, em Los Angeles.
AUDIÊNCIA DO OSCAR CAIU
Números prévios da Nielsen com base na audiência da rede ABC, que tem a exclusividade da festa, apontou 36,6 milhões de telespectadores ligados na cerimônia, dos quais 37% com idade entre 18 e 49 anos, o alvo da maioria dos anunciantes. A queda em relação ao ano anterior, caso a Nielsen confirme a prévia, foi de 15%. Em 2014, a cerimônia atraiu audiência de 43,7 milhões de pessoas. Analistas já aponta a audiência como sendo a pior das últimas duas décadas, caso seja mesmo confirmada. Nem o red carpet prendeu o público diante da telinha.
Já no Brasil, a transmissão do Oscar na noite de domingo (22/02/2015) gerou 73,2 milhões de impressões por meio de 1,8 milhão de postagens no Twitter. As impressões representam a quantidade de vezes em que os tweets relacionados ao programa foram efetivamente visualizados durante sua exibição. Os dados, do IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR), referem-se à transmissão da premiação tanto pela TV aberta quanto pela TV paga no Brasil.Twitter, segundo pesquisa,