Três setores concentram mais do 95% de todo o investimento realizado em startups fintech na América Latina, sendo a categoria de Pagamentos a que reúne 50,55% do total, seguida de Empréstimos com 24,5% e de Bancos Digitais com 21,6%.
KoreFusion, a empresa de consultoria estratégica e de transações especializada nos setores de serviços financeiros, fintechs e pagamentos, publicou seu Informe de Fintech na América Latina 2020.
O relatório responde à necessidade de fornecer maior análise e granularidade de informação para dar suporte às necessidades dos investimentos direcionados ao setor.
O estudo permite identificar as categorias fintech que foram capazes de atrair maiores investimentos e oferece um melhor conhecimento da maturidade dos ecossistemas em México, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
“É claro que as mudanças geradas no setor desde 2008, não foram suficientes, e que o cenário ocasionado pelo Covid-19 mudará ainda mais o panorama para todos os jogadores: bancos e fintechs. A maturidade das empresas emergentes e a sua capacidade para implantar alianças e atrair maiores investimentos será a chave para que consigam superar os desafios atuais”, garante Jan Smith, sócio cofundador de KoreFusion.
O estudo é o resultado de uma exaustiva curadoria de relatórios, mapas e bases de dados fintech publicados até agora, integrando a mais completa classificação de empresas deste setor em 12 categorias e 45 subcategorias, além de um exame detalhado da concentração das cifras dos investimentos na região.
Assim se constatou que:
- 20% das fintechs registradas nos cinco países carecem de atividade econômica relevante nos últimos 18 meses.
- 58% das fintechs analisadas por sua maturidade se encontram em uma fase de expansão e crescimento, enquanto 27% são empresas mais jovens com menos de 5 anos de fundação e ainda em desenvolvimento.
- Brasil é o único país que tem “unicórnios” fintech tais como: PagSeguro, Nubank, Stone, EBANX.
Para baixar o relatório: http://bit.ly/relatoriofintech2020
Sobre KoreFusion
KoreFusion tem 25 anos exercendo como sócios e assessores estratégicos em fusões e aquisições exclusivamente para a indústria internacional de fintech, pagamentos e serviços financeiros.