Durante décadas, a Bloomingdale’s foi sinônimo de elegância em todo o mundo. A loja central em Nova York ainda atrai, todos os natais, olhares curiosos para suas vitrines, de onde marcas conquistaram espaço na galeria do luxo e do bom gosto. Resistente, a Bloomingdale’s escreveu sua história na estruturação do segmento lojas de departamento, aquelas que oferecem de tudo.
No Brasil, o modelo perdeu um pouco do encanto depois do fechamento das redes Mappin e Mesbla, que seguiam esse modelo, assim como da Slopper, que durante décadas tinha a minha percepção de luxo e elegância.
Só que a Blomingdale’s resistiu ao tempo, se renovou e abriu espaço em suas gondôlas para novas coleções e jovens estilistas, seguindo um modelo que começa em 1872, quando os irmãos Joseph e Lyman Bloomingdale fundaram na cidade de New York a loja Bloomingdale Brothers Great East Side Bazaar, que vendeu em seu primeiro dia um total de US$ 3,68, uma fortuna para época, e com o que seria impossível hoje, em 2007, comrpar sequer um par de meias nesse templo do consumo americano, que ganhou fama além mar.
A loja, desde o seu início, comercializava produtos e acessórios da moda fashion para mulheres, criando o conceito de loja de departamento. Em 1886 a loja lançou seu primeiro catálogo ilustrado, com 158 páginas, contendo roupas, jóias, acessórios e utensílios domésticos. Era uma forma de aproveitar a fama que conquistava na meca do consumo dos Estados Unidos e atingir outros estados americanos, onde havia dinheiro e poucas opções, especialmente para mulheres.
Em 1922, para comemorar os 50 anos de sua fundação, a loja estampou uma mensagem em uma sacola de cor marrom, sendo a primeira forma de merchandising em sacolas que a publicidade americana tem registro. Em 1931 a loja mudou-se para a 59th Street esquina com a Lexington Avenue. A Bloomingdales começou a se expandir em 1949 com a abertura de uma segunda loja em Fresh Meadows e Queens. Em 1954, as sacolas da loja, possuíam em um dos lados uma rosa e no outro uma mão vestida com luva, além de carregar a assinatura da Bloomies.
No ano de 1957, o jovem designer de apenas 17 anos, Ralph Lauren, vendeu blusas para a Bloomingdales na semana do natal. A famosa sacola, BIG BROWN BAG, foi lançada em 1973, tornando-se um dos ícones de consumo da sociedade americana. Nas décadas de 70 e 80 a empresa abriu lojas na Flórida, Pennsylvania e Chicago, culminando em 1996 com a inauguração de 4 unidades no estado da Califórnia. A loja de departamento mais badalada dos Estados Unidos é conhecida pela frase Like No Other Store In The World.
Atualmente, a rede de departamento americana possuí 36 lojas em 12 estados daquele pais. A loja âncora, aquela que faz ainda hoje o consumidor sentir-se pisando num templo do consumo, continua nas esquinas da 59th e Lexington em Manhattan. É como se, assim, pudesse ainda com a força do passado irradiar para o futuro a sua presença.
É um case de negócios que prova que, com a modernização dos produtos oferecidos, é possível para uma rede de departamentos manter a sua tradição e conquistar novos públicos. Tem sido assim desde 1872. Uma história de mãe para filha e de pai para filho. E o Natal só serve para renovar o glamour em torno da marca, mesmo que até em cidades como Nova York os shoppings continuem a ganhar espaço. Mas lojas de rua, na meca do consumo, ainda são mais que obrigatórias, cartões postais de Manhattan, a Big Aple, a nerome maça que devora o dinheiro dos consumidores, oferecendo em troca aquela conhecida sensação de prazer.