Google incorpora aplicativo de tradução visual no Google Translate
No fim de 2010, uma empresa chamada Quest Visual lançou o app Word Lens para iPhone e Android. Esse app usava a imagem da câmera do celular para localizar textos, reconhece-los via OCR, traduzir e substituir o texto traduzido na imagem em tempo real, transformando o smartphone em um tradutor alienígena de ficção científica. Foi revolucionário.
A Google, como boa caça-talentos digital, ficou interessada e, após presumíveis intensas negociações, comprou a dona do aplicativo em Maio de 2014. Depois passou alguns meses trabalhando em top secret e, essa semana, divulgou o resultado dos seus esforços:
Nada menos do que impressionante.
A Google realizou várias melhorias no aplicativo e o embutiu no Google Translate, que agora permite tradução visual de/para sete idiomas, incluindo português do Brasil (o de Portugal não está incluído, desculpe Dom Pedro I). Além disso, permite traduções de escrita e fala em tempo quase real, tristemente ainda precisando da internet para os dois últimos e com um delay de 5 a 10 segundos entre as traduções. Ambos os aplicativos Google Translate e o Word Lens estão disponíveis gratuitamente nas lojas do Google e da Apple.
Essa é uma novidade muito bem vinda, são raros os casos de aplicativos que aproveitam o potencial enorme dos smartphones para coisas “úteis”, e não deixa de ser um alívio em uma época na qual a maior revolução tecnológica móvel foram os paus de selfie.