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Óculos com atitude - Revista Publicittà Óculos com atitude - Revista Publicittà

Óculos com atitude

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A rede de óculos Chilli Beans provocou uma revolução nesse mercado ao adotar um estilo totalmente novo de vender óculos escuros. Nada de óculos de grau, ou espaços amplos e absolutamente “cleans” (limpos) e sofisticados, os óculos estão alcance das mãos, bem diante dos olhos e podem ser pegos e testados na hora.

Nada de estoques escondidos ou balcões, que guardam uma ou outra lente ou armação especial. O segredo do sucesso é justamente esse: tudo à vista, em sistema de self-service. São óculos voltados para o público jovem ou para aqueles que querem se manter na moda. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções por ano, pequenas tiragens e óculos novos na prateleira a cada dez dias.

Hoje, essa rede já conta com cerca de 200 lojas e quiosques espalhados pelo País, próprios ou de franqueados, modelo escolhido para a expansão dos negócios. E a Chilli Beans não pára de crescer, montada numa boa estratégia de marketing, que tem no universo do público jovem e fashionista os seus principais divulgadores. Os vendedores seguem o estilo de vida dos compradores. E tudo parece falar a mesma linguagem.

A idéia dessa revolução no mundo dos óculos partiu de Caito Maia, com 37 anos neste ano de 2007, e surgiu quando ele fazia uma viagem, nos anos 80, a Califórnia, precisamente no balneário de
Venice Beach. O lugar, de muita badalação, atraía nos anos 80 diversas manifestações jovens e movimentos de música, do soul ao funk, do techno ao jazz, e também hippies modernos, punks e até “mauricinhos” e “patricinhas” (como ficaram definidos aqueles que lembram o par romântico formado por Barbie e Ken). E também, como em qualquer praia freqüentada por jovens, vendedores ambulantes. Muitos vendedores ambulantes.

Foram os de óculos, que ofertavam a preço baixo modelos para os diferentes estilos de público que atraíram a atenção de Caito Maia. Ele viu ali um filão a ser explorado no Brasil. Não teve dúvidas em compras dezenas de óculos coloridos, aproveitando a diferença de estações entre os dois hemisférios e ganhar, com a venda a amigos, alguns trocados na volta ao Brasil.

Dessa venda, surgiu a idéia de montar uma barraca no Mundo Mix, uma feira que tomava corpo e reunia, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, gente moderna, querendo novidades a preço baixo. Uma moda, digamos, rebelde, que acabou também por revelar novos nomes como o dos hoje badalados Alexandre Herchcovitch e Mário Queiroz.

Dessa barraca, montada em 1996,  Caito Maia partiu para um pequeno espaço na Galeria Ouro Fino em 1997, para romper a dificuldade de vender apenas nos fins de semana e ficar sem dinheiro nos demais dias da semana. Era o início da Chilli Beans e seu modelo de loja. O estilo despojado, com óculos todos a mão e com diferentes coleções a cada dez dias, fez a alegria desse público jovem e ousado. A partir daí, iniciou-se um acelerado processo de expansão, e em menos de um ano, mais de 20 novos pontos-de-venda foram abertos.

 O primeiro quiosque foi inaugurado no Shopping Villa Lobos em 2000, já que Caito Maia não disponha, naquele ano, de dinheiro suficiente para o aluguel de uma loja. As vendas explodiram. No ano seguinte surgiram mais três pontos: nos Shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi. Em 2002, ele montou uma loja no Shopping Ibriapuera, mas decidiu manter o estilo dos quiosques, que faziam sucesso.

O mix de produtos da Chilli Beans é o seu principal segredo. São cerca de 80 modelos, todos modernos e que podem ser experimentados, quem não compra no ato corre o risco de não encontrsar mais aquele modelo uma semana depois. E é esse o segredo, além do preço mais acessível que os produtos de grife.  As linhas são divididas em Kids, Clássico, Metal e Esporte, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas. Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro.

Outro importante passo para a empresa foi o lançamento da nova linha de relógios que após dois anos de pesquisa, entrou no mercado com cerca de 140 tipos diferentes. Os modelos são exclusivos e combinam design moderno com tecnologia. No cenário internacional, a Chilli Beans está presente em Lisboa (Portugal), com uma loja inaugurada em 2005, ponta de lança da entrada no mercado americano em 2006. Os planos de novas lojas no exterior estão na cabeça de Caito Maia, que agora, depois do aprendizado, se volta aos mercados onde pode também testar novos modelos e não perder o gás de sempre inovar, que é a razão do sucesso dessa rede.

No começo, porém, Caito Maia teve que conviver com alguns fracassos. Ao começar a vender no atacado, teve como principal cliente a Fórum, mas logo percebeu que precisaria de muito dinheiro para atender clientes deste porte e, foi então, que montou sua barraca no Mundo Mix, o que seria o modelo dos quiosques, que exigem pouco investimento e acabam ficando mais próximos do consumidor, especialmente aquele que não se sente bem em lojas sofisticadas, que assustam. E o público jovem nunca vai dispensar o desejo de quebrar regras, de ser diferente. A Chilli Beans entendeu esse recado. E a razão do seu sucesso é esse casamento feliz entre produto e público, estilo, imagem e atitude.

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