De acordo com pesquisas da consultoria comScore, os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais, com uma média mensal de 650 horas em plataformas do gênero. Neste mundo hiperconectado, as empresas de telecomunicações não são mais apenas prestadoras de serviço, mas também grandes bancos de dados sobre o comportamento das pessoas.
Seguindo essa linha, a Oi entrou para a lista de cases de sucesso em comunicação no Facebook. Através da ação “Oi para Empresas” criada pela VML e com uma estratégia diversificada de anúncios de vídeo e fotos, a marca conseguiu gerar mais conhecimento dos seus planos de telefone fixo, banda larga e celular para pequenas e médias empresas de todo o Brasil.
Para comunicar as vantagens de seus pacotes, a marca trabalhou com todas as etapas do funil de conversão, integrando branding e performance para gerar cadastros de clientes. O primeiro passo foi entender o que levava os pequenos e médios empresários — público-alvo da campanha — a optarem por uma determinada operadora. Para isso, a agência VML entrevistou empresários e executivos nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com as respostas em mãos, a parte criativa foi desenvolvida com um tom didático para o público. Com uma linguagem de infográficos, a marca apresentou situações nas quais os serviços da Oi melhoram a performance de uma empresa.
“A divulgação foi feita com anúncios em vídeos para aumentar o reconhecimento da marca e os recursos de Públicos Personalizados e Públicos Semelhantes para fazer o remarketing com anúncios de foto no formato carrossel. No total foram usados mais de 140 anúncios de imagem e quatro vídeos com contextos e temas diferentes veiculados. Com a ajuda do Pixel do Facebook instalado no site, ainda foi possível trabalhar o remarketing para aumentar o número de conversões”, explica Fernando Taralli, presidente da VML.
“Ter uma estratégia com foco em todas as etapas do funil aliado a otimização de criativos e segmentação correta foram as principais razões do sucesso da campanha. Encontramos muitos novos clientes no Facebook com um trabalho balanceado entre branding e performance, conseguindo um custo por lead cada vez mais baixo ao longo dos meses”, ressalta Vivian Reis, especialista de Mídia da Oi.
Entre os principais resultados, a Oi conseguiu 19 milhões de pessoas alcançadas, 2.2x mais leads gerados e a redução de 32% no custo total por lead em seus anúncios.