A Olympikus está expandindo sua presença no mercado e lança sua nova campanha com ênfase no esporte pelo prazer, em uma estratégia que envolve TV, redes sociais, corridas, ações e influenciadores. Com estreia durante o maior torneio de futebol do mundo, os filmes, fotos e mini docs que lançam o tênis Olympikus Pride exploram a relação das pessoas com a corrida de rua por diversão, como aquelas organizadas em conversas via Whatsapp. Líder na venda de tênis no Brasil, a marca está investindo na expansão de sua divisão de vestuário e artigos esportivos e, para a missão, contratou Alexandre Herchcovitch como head de estilo. O estilista, aliás, faz uma ponta no vídeo da campanha, no estilo Stan Lee nos filmes da Marvel. É dele a coleção-conceito de running usada pelo casting – este, formado por atletas reais.
A nova campanha marca a evolução do conceito que a Olympikus adotou desde o ano passado, ligado à endorfina. Agora, o conteúdo traz o a mensagem “libere o seu melhor”.
“A visão da Olympikus sobre o esporte não é a que prioriza o primeiro lugar, mas a que ressalta o prazer pela atividade esportiva. O propósito da maior marca esportiva do Brasil é de que as pessoas vivam o esporte pelo prazer, bem-estar e saúde”, afirma Márcio Callage, diretor de marketing do grupo Vulcabras Azaleia, detentor da Olympikus. “O esporte torna a nossa vida muito mais feliz e é isso que queremos incentivar”, complementa.
Criado pela J.Walter Thompson, o conceito “libere o seu melhor” convida as pessoas a curtirem o esporte de maneira totalmente pessoal. “Para mostrar esta explosão de endorfina filmamos com várias equipes simultaneamente, o que trouxe uma mesma linguagem para on e off. Assim cobrimos todos os pontos de contato com o target de corrida, de prática esportiva e de lifestyle”, conta Ricardo John, Chief Creative Officer da J. Walter Thompson.
Lifestyle de corrida
O esporte em foco na campanha da Olympikus é a corrida de rua, especialmente aquela em que os amigos exploram a cidade e se divertem ao fim de um dia puxado no trabalho. São as crews, em que um integrante estimula o outro a sair para correr. “É nesse ponto que a comunicação se conecta com o produto. A Olympikus oferece alta tecnologia acessível para várias faixas de público, e a corrida é um esporte democrático, em que é preciso apenas um par de tênis para a pessoa sair correndo, de onde quer que esteja”, comenta Callage.
A campanha trará filmes de um minuto e de 30 segundos na programação dos canais SPORTV 1 e 2 e FOX Sports 1 e 2, durante os jogos do mundial de seleções na Rússia, além do Multishow, FOX e GNT. Um dos destaques são as partidas narradas por mulheres e as mesas redondas comandadas por comentaristas femininas na FOX Sports 2. O objetivo é estar próximo do maior público possível, já que todo mundo para e assiste a esses jogos, num dos momentos mais importantes para o torcedor brasileiro.
“O filme é a ponta visível de um iceberg que tem várias ações e projetos”, acrescenta Callage. Uma série de conteúdo foi produzida nos mais diferentes formatos. O banco de imagens captadas durante as gravações, realizadas em locais públicos da cidade de São Paulo, inclui fotografias de @1993agosto, fotógrafo que também participa do casting. “É uma fusão de quem é fotografado e de quem fotografa a campanha”, diz.
O projeto trará ainda mini documentários nas redes sociais, explorando a relação das pessoas com a corrida, como a história de Bruno Gagliasso, embaixador Olympikus. “O Bruno começou a correr a partir de uma provocação nossa e realmente pegou gosto, tanto que correu a Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro em junho. Nada melhor que correr 21 Km usando nosso tênis para mostrar a confiança que ele tem na nossa tecnologia. Ele se apaixonou e isso virou um hábito importante na vida dele e dos amigos que correm com ele, que está sendo retratado nas redes sociais”, cita Callage.
O ator também tem compartilhado sua rotina de treinos com os seguidores. Uma frase que o próprio Gagliasso inventou virou bordão: “quando a gente encontra o nosso esporte, a gente libera o nosso melhor”. “Dessa forma, a Maratona e outras ações continuam fazendo parte da campanha, em um ‘ecossistema’, que chega a vários pontos de contato com o público, e em todos esses momentos mostra a identidade da marca”, comenta o diretor de marketing.
Ações em parques, apoio a crews, aproximação com especialistas e corredores de maneira constante ao longo do ano também fazem parte da estratégia para ampliar a visibilidade sobre a tecnologia dos produtos. “Corredores e especialistas que ainda não tinham testado o produto ficaram encantados”, relata Callage.
A linguagem de toda a comunicação reflete a relação da Olympikus com o lifestyle esportivo. O esporte saiu das quadras e pistas e invadiu a moda, movimento que impulsiona a expansão em curso na marca. “Buscamos dentro do nosso pensamento como construir com legitimidade a nossa vida dentro do lifestyle esportivo, por isso o grupo trouxe o Herchcovitch para ser o head de estilo da empresa e mais um protagonista na construção dessa identidade da Olympikus através da roupa, de maneira legítima e proprietária” finaliza.