Focada na prevenção e combate à violência contra a mulher, a entidade ONU Mulheres lança a sua campanha para o carnaval 2015. Criada pela Propeg, agência do Grupo PPG, do qual fazem parte também as agências Menta, Revolution, Invent e iNFavela, as peças trazem o conceito “Neste carnaval, perca a vergonha mas não perca o respeito.” compreende o momento de descontração e interação entre as pessoas na festa, mas ressalta a importância da abordagem respeitosa entre si.
As peças criativas mostram desde casais trajando fantasias esdrúxulas, representando a falta da vergonha, até “fluxogramas” com sugestões de abordagens a serem usadas. No fluxograma masculino, as mensagens incentivam a paquera descontraída, porém respeitosa. No fluxograma feminino, a denúncia é incentivada em caso de constrangimento e/ou violência. A campanha conta com peças para mídias tradicionais (veiculação em TV aberta, peças para revista, jornal, outdoor e mobiliário urbano) e para mídias digitais, (vídeo para internet e ativações em redes sociais).
Liderada pela ONU Mulheres no marco da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”, a mobilização é realizada em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ), o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), o UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), a OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde), com o apoio institucional das Secretarias de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e do Município do Rio de Janeiro (SPM-Rio).
“A essência do carnaval é a alegria e queremos que seja assim para as mulheres e os homens que vão brincar e pular carnaval em todo o Brasil. É uma boa oportunidade para fortalecer a mensagem de respeito aos direitos das mulheres, além de orientar a população sobre como identificar atitudes violentas, o que fazer e quais os serviços existentes para esses casos e como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, HIV e aids”, explica Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
Criada pela Propeg, agência do Grupo PPG e seus parceiros, a campanha atua sobre situações concretas do comportamento da sociedade brasileira, voltando-se a mulheres e homens jovens e adultos que vivenciam o carnaval de rua. Segundo a pesquisa do Instituto Avon/Data Popular, de dezembro de 2014, 96% da juventude considera que existe machismo no Brasil, 53% das mulheres jovens e 49% dos homens jovens aprovam valores machistas e 78% delas já foram assediadas em locais públicos. Além disso, a pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em janeiro de 2015, revela que 45% da população não usa camisinha nas relações sexuais.
A campanha ainda contou com as parcerias de: Kazuo Okubo; Agência GK Modelos; Loja Criativa Fantasias; Maquiagem Babi Make-up; Banco de Imagens Keystone; Fábrika Filmes; Audiotech; 2 Mobile; Ativações em redes sociais de: instadobem, instamission e IgersBsb; TV Globo; Jornal Destak; Revista Concierge Rio; Revista Concierge SP; Revista Roteiro dos Desfiles RJ; e veículos OOH: Cemusa e Central de Outdoor.