A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) veicula, a partir deste mês, campanha que tem como principais objetivos a conscientização pública sobre os direitos e deveres para uma pele saudável e a valorização do médico dermatologista associado à SBD. O material disseminará, de forma lúdica, a “Declaração dos Direitos da Pele”, que propõe cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele. Para isso, produziu um filme com belas cenas de praia e práticas esportivas e de lazer ao ar livre, que enfatiza que a pele tem direito a se expor ao sol de forma consciente, sem abrir mão da proteção e da orientação de um especialista. O filme será veiculado em TV e redes sociais.
Gabriel Gontijo, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a campanha tem como objetivo “promover a cultura de uma pele saudável é a melhor maneira de valorizar a dermatologia e a classe dermatológica. Quem passa a frequentar periodicamente o dermatologista percebe imediatamente os resultados e entende como aquele profissional pode fazer a diferença. Queremos que a população valorize a especialidade e trate como prioridade a visita ao médico dermatologista”, reforça o presidente da SBD.
Declaração dos Direitos da Pele
(artigo primeiro)
Toda pele tem direito a saúde:
e parecer saudável é muito diferente de estar saudável,
inclui o direito a consultas regulares com um especialista e cuidados de rotina;
(artigo segundo)
Toda pele tem direito ao sol consciente:
e a ficar exposta, ao sabor do vento, da água,
de ter sua cor respeitada.
(artigo terceiro)
E, por isso, toda pele tem o direito a proteção:
não qualquer proteção, mas proteção com esclarecimento,
proteção de um especialista.
(artigo quarto)
Toda pele tem direito de tocar e ser tocada:
Porque o tato é nosso primeiro sentido e interface com o mundo;
E sua integridade deve ser buscada durante toda a vida.
(artigo quinto)
Toda pele tem direito a beleza:
que vai além da vaidade, é o direito fundamental de manter a auto estima;
que não aceita qualquer coisa, por qualquer preço, de qualquer um.
(artigo sexto)
Toda pele tem direito a informação:
Direito a informações reais e atualizadas para suas dúvidas e preocupações, de
fontes confiáveis e comprometidas com a verdade, acima de tudo.
(artigo sétimo)
Toda pele tem direito a atendimento médico de qualidade:
Direito de ter informações e tratamentos apropriados quando necessário, tanto para suas doenças, como para os cuidados preventivos, incluindo cabelos e unhas.
(artigo oitavo)
Toda pele tem direito a conhecer as tecnologias e avanços científicos:
Direito de ser atendida pelo especialista qualificado e com a responsabilidade necessária para a indicação e aplicação correta de novos medicamentos e equipamentos.
(artigo nono)
Toda pele tem direito a um tratamento digno:
Direito a ouvir um médico especialista, antes de qualquer escolha;
e direito de saber quando não está sendo atendida por um.
(artigo décimo)
Toda pele tem o direito a um Médico Dermatologista
da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil.
É uma das maiores sociedades médico-dermatológicas no mundo, com mais de 7.500 associados. Está presente em 23 estados brasileiros por intermédio de suas Regionais, bem como em 78 hospitais universitários credenciados à instituição. Fundada em 5 de fevereiro de 1912, a SBD comemora nesta data o Dia do Dermatologista. Em 2012, a SBD completou 100 anos, tornando-se a terceira sociedade médica mais antiga do país.
A SBD contribui para a orientação e seleção de aspectos médicos-sociais da dermatologia, para a delimitação de área de atividade do médico dermatologista e em assuntos de interesse do exercício da profissão. Atua também na promoção de ensino e pesquisa nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica, cosmiátrica e hansenologia.
É o canal de referência para propor, às entidades competentes, medidas para preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da dermatologia. Credencia Serviços e Hospitais Universitários que cumpram um programa rigoroso e qualificado de treinamento e especialização em dermatologia.