Curiosidades sobre mídia: Os prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em inglês Academy Awards, são entregues anualmente desde a primeira cerimônia realizada em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, que visava premiar os envolvidos na produção dos anos 1927 e 1928 como forma de ampliar a bilheteria em torno das obras.
A primeira cerimônia foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor William C. de Mille e aconteceu dois anos depois da fundação da prestigiada Academia em 11 de maio de 1927 por proposta de Louis B. Mayer, um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer, daí a premiação ter incluído os dois anos de fundação da Academia.
Na primeira cerimônia foram entregues 15 estatuetas, sendo que uma única acabou nas mãos de uma mulher, Janet Gaynor, que você vê na foto que ilustra esta reportagem. No inicío a premiação se restringia a filme, diretor, roteiro, ator e atriz, fotografia e direção de arte, com o passar dos anos as categorias técnicas, como a imprescendível de música e figurino foram entrando em cena.
A primeira noite de entrega do Oscar a ser transmitida pela televisão aconteceu em 1953 apenas para os Estados Unidos e o Canadá enquanto a primeira exibição a cores data de 1966. Já em 1969, a cerimônia do Oscar foi exibida para vários países, totalizando hoje 200 países e uma audiência que ultrapassa a casa do bilhão de pessoas, segundo a Enciclopédia Novo Mundo e a Wipedia. Com a internacionalização, o Oscar começou a premiar também o melhor filme estrangeiro. O Brasil ainda não conquistou nenhuma estatueta na categoria, embora por diversas vezes tenha chegado perto.
A estatueta, mais que a festa de entrega tem o poder de avalancar a bilheteria de filmes e empretar prestígio aos atores, diretores e atrizes. Por isso, o Oscar ganha ainda mais brilho, assim como a sua passarela, o famoso tapete vermelho (red carpet) onde a moda faz história; para o bem ou para o mal.