Os indicados ao Oscar 2015 foram anunciados nesta quinta-feira e o documentário O Sal da Terra, que apresenta a vida e a obra do fotógrafo Sebastião Salgado está entre os concorrentes.
Dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders (Paris, Texas; As asas do desejo; Buena Vista Social Club) com co-direção de Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, o documentário é uma co-produção franco-brasileira da companhia francesa Decia.
O longa concorre ao prêmio de melhor documentário com o alemão Citizenfour, o belga Virunga, o italiano A Fotografia Oculta de Vivian Maier e o norte-americano Last Days in Vietnam.
O filme teve sua estreia mundial no ano passado na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, onde conquistou o prêmio do júri com os diretores e o fotógrafo brasileiro sendo aplaudios de pé no Palais des Festival de Cannes.
A obra cinematográfica narra a trajetória do fotógrafo que, há 40 anos, registrou momentos importantes da história e que hoje se volta para reencontrar no Brasil o meio-ambiente e a vida de brasileiros anônimos.
O vencedor será revelado na noite de premiação do Oscar no dia 22 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.