Palmeiras e Libertadores possuem uma relação de longa data. O clube paulista é o segundo time brasileiro que mais disputou a competição – foram 16 participações, incluindo a atual edição. Com quatro finais na bagagem, o Verdão conquistou a América, em 1999, derrotando o Deportivo Cali-COL. E o retorno do Alviverde ao torneio, em 2016, é marcado pela campanha #RaçaPorco, criada pela agência Peppery em parceria com o Departamento de Marketing palestrino.
Pela primeira vez na história, o Palmeiras adota oficialmente o porco numa ação de comunicação. O clube retorna à competição mais desejada pelas equipes sul-americanas estampando a campanha #RaçaPorco para mostrar a força e a coragem dos atletas comandados pelo técnico Marcelo Oliveira, além de evidenciar que os palmeirenses não têm medo de “sujar o uniforme” em cada uma das batalhas travadas na Libertadores, torneio marcado pelos fortes contatos físicos.
Além disso, os jogadores do elenco produziram fotos e vídeos em referência à campanha #RaçaPorco, tudo sob um conceito editorial exclusivo feito para a Copa Libertadores – alguns dos materiais, inclusive, foram divulgados nas redes sociais oficiais do Verdão, incluindo GIF’s dos atletas para anunciar os gols nas partidas e um vídeo especial oficializando o uso da camisa 12 por Gabriel Jesus.
Outra novidade é a utilização de posts nas redes sociais do clube com informações colhidas pelo time de Análise e Desempenho durante os duelos do Palmeiras na competição internacional. Veja um exemplo aqui.
“Campanhas de marketing como esta movimentam os ativos do clube e criam novas propriedades, que tornam o Palmeiras cada vez mais forte. A nossa torcida foi determinante na conquista do título na Copa do Brasil 2015 e agora, com a campanha #RaçaPorco, vamos juntos impulsionar o Verdão na disputa pelo segundo título continental”, explicou Victor Assis, gerente de marketing do Palmeiras.
Avatar do Facebook e Twitter: os palmeirenses podem personalizar suas fotos de perfil do Facebook e do Twitter com a expressão “Raça, Porco”, ampliando ainda mais a divulgação da campanha promovida pelo clube.
Filtro no Snapchat: em parceria com o Snapchat, o Verdão colocará à disposição de seus torcedores dois filtros exclusivos para os palestrinos que estiverem nos jogos do Allianz Parque. Um deles permanecerá no aplicativo até o final da Copa Libertadores, sendo que o outro estará disponível até o final do ano.