O YouTube ajudada milhares de pessoas ver que todos nós temos muito em comum, apesar das nossas diferenças. A construção dessas pontes pode começar com uma simples conversa, e ao longo dos últimos 11 anos temos visto criadores do YouTube usar o poder do vídeo para fazer exatamente isso. Desde Hayla Ghazal, que encoraja mulheres no Oriente Médio e em todo o mundo a falarem sobre suas experiênciass, até a americana Dulce Candy que compartilhou através do seu canal sua própria história como imigrante ilegal, criadores de todo o mundo têm usado nossa plataforma para se expressar, promover novas perspectivas e inspirar a solidariedade entre suas bases de fãs no mundo inteiro.
Nós queremos continuar a capacitar as pessoas a usarem o YouTube para contar histórias e criar as conexões que incentivam a empatia e compreensão entre comunidades globais.
É por isso que hoje 11 criadores internacionais do YouTube se reuniram no Vaticano com o Papa Francisco, que se preocupa profundamente sobre como unir e aproximar os jovens. Este primeiro dialogo deste tipo ocorreu durante o VI Congresso Mundial da Scholas, organização criada pelo Papa para incentivar a paz através de encontros reais com jovens de diferentes origens.
Os criadores do YouTube que participaram desta conversa representam mais de 27 milhões de fãs em todo o mundo. Eles vêm de dez países diferentes e diversas origens religiosas: além de Hayla (Emirados Árabes Unidos) e Dulce Candy (Estados Unidos), participaram o prof. Rafael Procópio do Matemática Rio (Brasil), Louise Pentland (Reino Unido), Lucas Castel (Argentina), Matthew Patrick (Estados Unidos ), Jamie e Nikki (Austrália e Sudão / Egito), Greta Menchi (Itália), Los Polinesios (México) e anna RF (Israel).
Durante a conversa com o Papa, estes criadores levantaram temas que sobre os quais se posicionam como modelos para seus milhares de seguidores, incluindo direitos dos imigrantes, igualdade de gênero, solidão e auto-estima, e um maior respeito pela diversidade de todos os tipos.
As muitas conversas que estes criadores provocaram ao longo das suas trajetórias como YouTubers nos inspiram. Para saber mais sobre o que discutiram no Vaticano hoje, sintonize cada um de seus canais para ver seus vídeos pessoais sobre o encontro de hoje, nas próximas semanas. Esperamos poder continuar a ajudar as pessoas a compartilhar suas histórias pois quanto mais todos nós podemos compreender, mais poderemos nos unir como comunidade global.
Juniper Downs, Chefe de Políticas Públicas para o YouTube, que recentemente assistiu o video “Um experimento: Eu sou muçulmano, me abrace se confia em mim”