A companhia de telefonia italiana Wind lançou uma bela campanha com foco na criança alertando que “para viver esses momentos (um jogo de futebol com a turma e o bate papo com os amigos cara a cara no caso do filme de Wind), a tecnologia não é suficiente”. Sugestivo, o comercial assinado pela Ogilvy & Mather Itália mostra um garoto que recebe uma mensagem pelo seu smartphone com o convite de amigos para jogar uma típica pelada de futebol. A história tem dois desfechos: ele vai e se diverte, se sente realizado pela convivência ou fica em casa plugado em tecnologias digitais e deixa de viver esses deliciosos momentos em grupo, conectado no real e convivendo em harmonia com o virtual, a exemplo da foto que tiramos de momentos felizes como registro.
O filme “Una grande giornatta”,embalado por “Rocket Man (I Think It’s Going To Be A Long Long Time)” na voz de Elton John, mostra exatamente o papel da tecnologia em conectar virtualmente, mas sem que as pessoas precisem abrir mão do viver realmente e no mundo que as rodeia, especialmente as crianças que nessa convivência em grupo desenvolvem muito mais o conhecimento e, sobretudo, o prazer de pertencer a um mundo real. A campanha é veiculada justamente quando pesquisas em todo o mundo alertam para o fato de as pessoas estarem hoje reféns de seus smartphones. Basta olhar ao redor para perceber, pois até em algumas mesas de bar, de encontro de amigos, é comum ver vários deles mais atento às telas do celular do que propriamente na conversa dos amigos, como se isso fosse absolutamente natural. Wind faz, assim, um belo alerta, pois a tecnologia visa facilitar o acesso aos bons momentos, não de privá-los, substituí-los. Um filme, sem dúvida nenhuma, importante enquanto despertar para o real.