Patrick Guedj é o homem que está por trás das luxuosas campanhas publicitárias de Kenzo. Jovem, com olhar voltado para a modernidade, mas sem perder o foco no consumidor de produtos de luxo, ele disse em entrevista à revista digital www.revistapublicitta.com.br que as embalagens do produto têm tanta importância quanto as campanhas publicitárias.
Guedj contou que as produções publicitárias de Kenzo são criadas com a preocupação com a preocupação voltada para os mínimos detalhes, desde o vestido a ser usado pela modelo ao cenário. Apesar do forte apelo asiático da marca, a campanha de Kenzo by Flowers, ou simplesmente, flores de Kenzo foi filmada em Miami. Falando em francês, com cristalina transparência, ele explica que esse tipo de publicidade tem mais que as convencionais o objetivo de seduzir. Um carro chegou a ser amassado para que o corpo da modelo se moldasse a ele, e as flores símbolos do perfume “plantadas” em profusão na orla da praia, com pequenas leds vermelhadas, como aquelas lampâdas chinesas deram um colorido noturno especial, como se fossem as flores.
Veja os principais trechos dessa entrevista:
-Qual a fórmula de sucesso das campanhas de Kenzo?
Sempre procuramos passar a mensagem do luxo, da sofisticação, do frescor dos aromas. Nessa campanha também demos o ar noturno do perfume, o seus tons amadeirados, como se a modelo pudesse flutuar entre árvores, num imenso jardim e, pela manhã, pudesse colher na água as flores que constituem o produto. Mas,
na minha opinião, tão importante quanto às peças publicitárias são as embalagens dos produtos que chegam ao consumidor. Elas têm que transpirar a mesma idéia. Por isso, criamos toda a imagem da marca e de seus produtos.
-E por quê escalar a atriz Qi Shu como modelo de Flowers by Kenzo?
Mais do que seus traços asiáticos, ela tem talento, tem o perfil de Kenzo. Uma suavidade e uma agressividade no mesmo tom. Foi maravilhoso filmar com ela.
-E por quê Miami?
Queríamos uma cidade cosmopolita de cenário e as condições climáticas de Miami nos eram favoráveis, além da facilidade técnica. Antes de filmar, produzimos tudo em desenhos, depois partimos para a produção. Amassamos um carro, colocamos neon em suas rodas, procuramos por meio de leds criar um ambiente mágico, insinuar as flores que se vê ao amanhecer, como se estivessem voando. Tivemos o cuidado de mostrar as árvores, a vegetação e, assim, insinuar o tom amadeirado do perfume. Esse é o tipo de produto que envolve sonhos, desejos, sensações e a propaganda tem de passar essa mensagem.
– E qual é o seu segredo?
Procuro passar a imagem mais natural possível, algo crível. O mercado de luxo precisa mostrar que existe como algo real não de ficção. As imagens podem insinuar um universo de sonhos, mas ele tem de ser real.