O Pinterest, o catálogo de ideias usado por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo para planejar seu dia a dia, está comemorando seu primeiro aniversário no Brasil este mês. Após a inauguração do escritório local, em fevereiro de 2015, a plataforma dobrou seu número de usuários no país e atingiu a marca de mais de 400 milhões de Pins criados por pinadores brasileiros, um número três vezes maior do que o ano anterior.
O Pinterest foi criado para que as pessoas pudessem explorar e descobrir suas paixões, colecionar o que mais gostam e buscar inspiração diária dentre mais de 50 bilhões de ideias salvas em mais de 1 bilhão de pastas em todo o mundo, em mais de 30 categorias. Essas imagens representam os desejos dos usuários de pôr em prática diversos projetos de curto, médio e longo prazo, como receitas para o jantar, maquiagem para festas ou até a completa reforma de uma casa. Dessa forma, muitas empresas têm apostado na ferramenta para atingir consumidores em potencial e expor seus produtos e serviços. Atualmente, dois terços do conteúdo salvo no Pinterest têm como origem sites de revistas, grandes portais, lojas de e-commerce, sites de marcas e blogues profissionais, que usam a plataforma com o objetivo de inserir sua marca na experiência de descoberta de ideias. Recentemente o Pinterest comemorou o marco de 1 milhão de empresas cadastradas em todo o mundo e, no Brasil, marcas como Tok&Stok, Elo7, CyberCook e Lojas Renner já fazem uso constante da ferramenta.
O Brasil é um mercado importante para o Pinterest, que continua priorizando o crescimento internacional e possui escritórios em outras quatro cidades do mundo (além dos Estados Unidos, seu país de origem): Londres, Paris, Tóquio e Berlim. Milhares de ideias são pinadas diariamente por usuários brasileiros e as categorias mais queridas atualmente são decoração, moda, comida e bebida, beleza e faça você mesmo.
“Desde a chegada do Pinterest no Brasil temos reforçado o compromisso de oferecer uma experiência local para os brasileiros e de conectá-los a um conteúdo com o qual consigam se identificar e se inspirar”, explica Ricardo Sangion, Country Manager do Pinterest no Brasil. “Esse incrível crescimento no primeiro ano de atividade só foi possível graças a nossa comunidade de pinadores e nossos parceiros. Estamos empenhados em continuar a missão de tornar o Pinterest uma ferramenta cada vez melhor para descobrir, salvar e realizar ideias que os inspirem.”
Confira os TOP 10 Pins que inspiraram os brasileiros durante o primeiro ano do Pinterest no país:
Blogueiros no Pinterest
Blogues são responsáveis por uma boa parte dos Pins salvos no Pinterest e as categorias de moda e beleza estão entre as mais populares no país. Neste primeiro ano de operação do Pinterest no Brasil, os TOP 10 blogs mais pinados nessas duas categorias foram responsáveis por mais de 6 milhões de Pins criados:
- Achados da Bia
- Blog da Thássia
- Camila Coelho
- Chata de Galocha
- Fashionismo
- Garotas Estúpidas
- Julia Petit
- Just Lia
- Pausa para Feminices
- Steal the Look
A blogueira Camila Coutinho, criadora do Garotas Estúpidas, é um exemplo de pinadora assídua e que usa o Pinterest para seu dia a dia e também para projetos profissionais, tanto que buscou inspiração na ferramenta para criar sua recente coleção assinada para a Riachuelo. “Desde que o Pinterest surgiu, serviu como ótima fonte de inspirações e pautas para posts! O mais legal da plataforma é o fato de saber que se pode achar tudo lá e que serão imagens que já têm uma curadoria.”, explica Camila Coutinho.