Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
#AsPlantasDaSaúde: O PAJÉ BRANCO DA USP - Revista Publicittà #AsPlantasDaSaúde: O PAJÉ BRANCO DA USP - Revista Publicittà

#AsPlantasDaSaúde: O PAJÉ BRANCO DA USP

0

O mercado dos fitoterápicos sempre esteve em expansão, desde os tempos de Cleópatra e a cada vez que se descobrem novas propriedades nas quase 4 milhões de plantas de mais de 400 mil espécies que existem no mundo.

 

POR MARCOS GOMES, ESPECIAL PARA A REVISTA PUBLICITTÀ

 Eu me orgulho de ter conseguido reunir ao longo de mais de dez anos de convivência quase diária mais de 6 mil receitas de dicas caseiras de saúde, cosmética e utilidade doméstica a respeito de mais de 300 plantas. E me orgulho da fonte de onde recolhi as receitas, o saudoso professor-doutor Sylvio Panizza, grande divulgador da fitoterapia no Brasil.

Durante dez anos fiz uma série de plantas medicinais para uma revista e era ao saudoso professor Sylvio Panizza que eu recorria, pois cheguei a trabalhar na USP, onde ele lecionava, fui aluno especial de cursos seus e almoçava em sua casa nos fins de semana. Até hoje sou amigo de sua viúva, Maria Helena, e de seu filho, Sérgio, farmacêutico talentosíssimo divulgador do que a fitoterapia tem de bom.

Acho que o professor Sylvio Panizza, meu orientador no livro As Plantas da Saúde, que escrevi durante dez anos e atualizo anualmente, foi o último pajé branco, lembro do carinho com que ele estudava teses de etnofarmacologia e reconhecia a evidencia das propriedades da medicina da natureza que ele estudava.

“Vocês lembram que Cristo curou um cego aplicando terra umedecida com cuspe?”, perguntava o professor Sylvio em sala de aula, no Departamento de Botanica da Universidade de São Paulo. Ele mesmo respondeia: “Pois as bactérias da terra e as enzimas da saliva curam infeções oculares por causa de suas propriedades antibióticas.” Essa visão acurada do uso correto de cada planta e remédio e da explicação de seu funcionamento sempre me impressionou no professor amigo.

Seguindo seu próprio conselho, combino alopatia com fitoterapia, tomo remédios para hipertensão e cheguei a tomar aciclovir para combater infecção de herpes labial. Usei aciclovir quando notei o surgimento de pequenas lesões nos cantos dos lábios, mas já combinei com aplicação de tintura de guaçatonga e espinheira-santa. Lesões sumiram e  nunca mais voltei a ter crise de herpes, como preventivo passo guaçatonga. Hoje, tem muito urologista recomendando extrato de Tribulus terrestris como repositor hormonal para homens, pois essa planta é precursora de testosterona, fornece moléculas para o próprio organismo fabricar testosterona natural.

O livro explica direitinho que não substitui as consultas médicas e se restringe a dar dicas sobre uso medicinal das plantas com muitas pitadas em culinária e cosmética (tem ótimos cremes hidratantes de rosa e pepino, por exemplo), traz uma introdução e um dicionário com trezentas plantas e respectivas receitas recolhidas do receituário popular e avaliadas pelo olhar da ciência de um renomado professor da Universidade de São Paulo, saudoso Sylvio Panizza.

As Plantas da Saúde mostra também como as plantas estão escondidas nos medicamentos, o acido acetilsalissílico produzido por plantas como salgueiro ou sabugueiro acabou tendo sua formula isolada e patenteada e agora é feito de macromoléculas de petróleo. Mas pude comprovar ao longo dos meus mais de 60 anos de vida que as plantas funcionam e sua atuação é mais duradoura. Chá de insulina realmente permite reduzir dosagem de remédio para diabetes e até eliminá-lo do tratamento, que deve ser acompanhado periodicamente. Chá de valeriana acalma os nervos e a euforia dos bipolares, das moléculas da raiz dessa planta é que foi isolado o ingrediente ativo do remédio alopático Torval, por exemplo. Como acontece com todos os remédios, sempre transcrevi as advertências do professor Sylvio, de que as plantas medicinais não são inócuas e podem fazer mal. Por isso no fim do livro, além de um dicionário de sintomas e plantas indicadas para tratamento éu pus uma tabela de estudos toxicológicos que alerta principalmente para o perigo do uso de plantas medicinais e remédios em geral pelas mulheres gravidas.

Recomendo para quem gosta de tratamentos naturais e dietas alternativas.

Editado pela Paulinas, você pode comprar o livro clicando neste link As Plantas da Saúde –  Guia de tratamentos naturais.

 

 

Share.

About Author

Comments are closed.