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POLITÉCNICA VAI DE TOYOTA PRIUS - Revista Publicittà POLITÉCNICA VAI DE TOYOTA PRIUS - Revista Publicittà

POLITÉCNICA VAI DE TOYOTA PRIUS

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A Toyota do Brasil concederá uma unidade do Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, para a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A parceria incentiva o ensino e pesquisa para a formação de novos profissionais a respeito de tecnologias desenvolvidas para veículos híbridos. A cerimônia de entrega do Prius aconteceu ontem, 22, em São Paulo (SP).

 
O Prius será utilizado pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado. O objetivo da pesquisa é dominar o gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.

De acordo com o Dr. Armando Antônio Maria Laganá, integrante do Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, a Universidade planeja criar uma nova disciplina para o Mestrado do Programa de Engenharia Elétrica da instituição, utilizando o híbrido Prius cedido pela Toyota para a prática dos alunos. “Nosso principal objetivo é contribuir para o processo de formação de recursos humanos na área eletrônica automotiva para que a engenharia brasileira possa aumentar sua participação nos projetos globais”, afirma.

O empréstimo do Prius para a USP reforça o objetivo da Toyota em disseminar a tecnologia híbrida no país. Além deste, a empresa tem atuado em diversos outros projetos por meio de parcerias com organismos governamentais e privados. Entre essas parcerias, destacam-se o programa de táxis híbridos na cidade de Juíz de Fora (MG), São Paulo e Sorocaba (SP), a utilização do Prius pelo Detran do Distrito Federal, pela polícia do estado de Pernambuco e do Rio de Janeiro e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

“Contribuir para a mobilidade sustentável é uma das missões da Toyota pelo mundo. E, ao fechar essa parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, proporcionando a possibilidade de novos estudos e pesquisas sobre tecnologia híbrida, a Toyota do Brasil dá um importante passo nessa direção, colaborando com a formação dos profissionais do futuro”, afirma Roberto Braun, gerente geral de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil.
Sobre o Prius
O sistema híbrido do Prius, mundialmente reconhecido por sua excelência na redução de gases poluentes emitidos na atmosfera e pelo baixo consumo de combustível, combina dois motores diferentes para gerar movimento – um a combustão e outro elétrico.
O motor elétrico do Prius funciona como um gerador e não é carregado na tomada por eletricidade convencional, como muitas pessoas imaginam. Ele capta a energia cinética produzida pela frenagem e a transforma em energia elétrica, que é armazenada na bateria do motor elétrico. Em um veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.
Quando o Prius se movimenta a uma velocidade de até 50 km/h e as baterias estão carregadas, o motor a combustão permanece desativado e não há consumo de combustível. Conforme a velocidade do carro aumenta ou exige maior força, como em uma subida, por exemplo, o motor a combustão é acionado e o sistema inteligente controla o uso dos dois motores simultaneamente, gerando potência combinada de até 138 cv.

Lançado em 1997, o Prius é o híbrido de maior sucesso da história, com 5,2 milhões de unidades comercializadas, o que representa aproximadamente 64% dos mais de 8 milhões de veículos com essa tecnologia comercializados pela Toyota neste período em todo o mundo. No Brasil, a Toyota iniciou as vendas do Prius em janeiro de 2013 e, desde então, 673 unidades foram negociadas.

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