Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
POR ONDE ANDAM OS GRAFITEIROS? - Revista Publicittà POR ONDE ANDAM OS GRAFITEIROS? - Revista Publicittà

POR ONDE ANDAM OS GRAFITEIROS?

0

Regiões importantes do Brasil, como o Triângulo Mineiro, o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste estão praticamente de fora da maior galeria mundial de arte de rua

O Red Bull Street Art View criou em parceria com o Google Street View aquela que pretende ser a maior galeria mundial de Street Art com marcadores que permitem ao internauta contemplar grafites do mundo inteiro, num mapa global interativo em que se pode entrar nas cidades e passear pelas ruas contemplando as obras em diversos ângulos e distâncias.

A ferramenta bastante simples permite que se escolha o país, depois a cidade em que se deseja passear, nela serão encontrados pontos que levam até a obra indicada pelo próprio grafiteiro ou por amigos que a fotografaram e postaram com as indicações de endereço. Simples assim: depois de marcada a localização do grafite, o Google Street View o localiza e o inclui nessa galeria global. É um belo case de marketing aliado à arte que começa a ganhar o reconhecimento inclusive de galerias.

É impressionante, porém, que a cidade de São Paulo, sobretudo os bairros da Vila Madalena, Jardins e Centro, concentra a maior quantidade de painéis e muros com arte de rua do Brasil como se outras cidades e regiões não tivessem nenhuma contribuição a oferecer. Cidades grandes como Uberlândia, no Triângulo Mineiro, estão literalmente fora do mapa, embora, neste caso, abrigue grafiteiros e seja centro de formação de artistas, inclusive com cursos de graduação e mestrado em Artes Visuais oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia, sem contar nos coletivos de produção de arte.

E se o artista não sabe como fazer, o público pode cumprir esse papel contribuindo com marcações, incluindo os painéis que gosta até que estes definitivamente entrem nesse circuito mundial da arte que acaba por dar visibilidade ao trabalho e ao artista. Afinal, vários outros artistas e pessoas apaixonadas pelo novo, em diferentes partes do mundo e de diferentes tendências, verificam e analisam a produção por exemplo da Nova Zelândia, do Japão, do México, dos Estados Unidos da Alemanha ou da Islândia por meio dessa ferramenta que encurta as distâncias, literalmente nos dá asas e asas à imaginação.

O mapa do mundo dessa galeria de arte é altamente interativo e preciso.

Agressiva em marketing, a bebida energética Red Bull sabe da importância de criar redes sociais, de estar presente na vida dos consumidores pois essa tem sido a sua estratégia bem sucedida de comunicação comercial em todo o mundo. Tanto que o site Red Bull Street Art View afirma, logo de entrada, ser o resultado de “uma seleção colaborativa de locais do Google Street View, que apresenta a Street Art em todo o mundo”.

Confira aqui e boa volta ao mundo da arte de rua. E se ver uma obra que vale a pena, a cadastre, não deixa de ser uma contribuição à arte e ao artista.

Share.

About Author

Comments are closed.