Hoje, 18, em toda a Itália é o dia da FAIMARATHON que envolve 130 rotas de passeios em diferentes cidades, mais de 500 lugares, muitos desconhecidos e inacessíveis ao público, apesar de sua importância histórica, mas onde hoje vivem outras pessoas, de portas abertas para a visitação e com visitas guiadas por mais de 3500 voluntários do Fondo Ambiente Italiano (FAI) que promove esse tour de outono, quando as temperaturas são amenas e os dias claros. Só que este ano, FAI em parceria com a agência McCann Italia criou uma inusitada ação para promover o FAIMARATHON naquele que é o espírito dessa maratona cultural: grandes construções, muitas vezes desconhecidas do público de portas abertas. O resultado é um filme delicioso, com atores emprestando a voz aos antigos moradores que contam a história de um desses prédios históricos, a Casa Migliorati, em Brescia.
A vila, construída em estilo medieval desde 1905 pelo rico comerciante Migliorati parece ser uma espécie de construção híbrida entre a casa de campo e um edifício de cidade, o primeiro de Brescia, com uma estrutura que aliviou os aspectos mais severos do concreto, com abertura para amplas áreas livres, criando espaço para a presença de vegetação e grandes esculturas.
As numerosas janelas assumem as mais variadas formas e tamanhos, de pequenas aberturas para outras maiores e escadarias. Numerosas decorações pictóricas são inseridas em vários espaços e a portaria anexa incorpora as características de composição da vila está que está ligada à casa principal por um pórtico com três arcos com colunas, encimado por uma terraço que serve como uma transição para o primeiro andar.
A casa do fotógrafo Negri parece volumetricamente como um cubo perfeito de três andares na esquina da Via e Via Calatafimi Capriolo. A estrutura projetada por Egidio Dabbeni é interessante porque integra o conceito de casa com a ideia de oficina-loja workshop. A história da Fundação Negri começou em 1890 quando Giovanni Negri inaugurou em Brescia a Photo Lab; desde então eles seguiram quatro gerações de fotógrafos, autores de mais de 100.000 imagens e que, nessa FAIMARATHON do dia 18 de outubro de 2015, abre as portas para um mundo que é marca do viver italiano.