Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
PROPMARK AOS 50 - Revista Publicittà PROPMARK AOS 50 - Revista Publicittà

PROPMARK AOS 50

0

Armando Ferrentini sempre foi inovador, sobretudo ao trazer para a mídia a publicidade e propaganda, conferindo maior dignidade à indústria e aos seus profissionais. Continua inovando. 50 anos se passaram, muitos passaram pela redação do PropMark, outros ainda passarão. Ferrentini passarinha com olhar renovado buscando imprimir sua marca nos próximos 50 anos. A edição comemorativa está nas bancas, deixaremos neste espaço que o próprio texto do PropMark a apresente, mas antes saudamos, além do Ferrentini, a equipe, pessoas que fazem a diferença no mercado a exemplo de Marcello Queiroz, Paulo Macedo e Alê Oliveira e tantos outros, muitos outros, amigos e colegas de jornada, do passado, do presente e do nosso futuro.

Então, hora de dar espaço para o cinquentão PropMark falar de sua edição especial de aniversário:

 

O fogo, a roda, a bússola, a impressão, a anestesia, os antibióticos, a internet, o email ou o smartphone… A história da humanidade está cercada de invenções, ideias, apostas ou descobertas que conseguiram transformar – para melhor – situações diversas que sempre ficarão associadas ao poder de uma palavra que sintetiza avanço, inteligência, competitividade e criatividade: inovação.

A edição especial comemora os 50 anos do propmark com uma homenagem à inovação. Ela, a inovação, tem sido uma das principais características do mercado de comunicação no Brasil e em qualquer lugar do mundo, e tornou-se o referencial para todas as estratégias associadas ao lançamento de produtos ou serviços. Ela é também o ponto de partida para as múltiplas possibilidades de contato com o consumidor e, fundamentalmente, para todos os processos de trabalho envolvendo marcas e mídia.

Há 50 anos, quando o propmark surgiu, por meio da coluna Asterisco, publicada pela primeira vez no dia 21 de maio de 1965, como “Asterístico”, o mercado de comunicação vivenciava diversas formas de inovação. Uma das mais marcantes se dava por meio da crescente influência social da televisão, que havia chegado ao país em 1950 e em abril de 1965, praticamente um mês antes do surgimento da coluna que deu origem ao propmark, ganhava um importante player com o lançamento da TV Globo. Com a Globo e outras marcas que se fortaleceram na mídia brasileira, entre elas SBT, Record, Band e RedeTV!, a televisão mostra permanentes ares de inovação, que estão na programação das emissoras abertas, na multiplicação dos canais a cabo e nas alternativas via streaming.

Também naquela época, formatos inovadores para chamar a atenção do consumidor eram vistos nas emissoras de rádio, em placas de outdoor e em páginas de jornais e revistas. A inovação igualmente marcou a trajetória de todos esses meios que consolidam o Brasil em uma notável posição mundial quando se fala em qualidade de mídia.

Nessas últimas cinco décadas, a comunicação tem apresentado uma série de transformações tecnológicas e conceituais pautadas pela inovação. A principal delas, sem dúvida, está diretamente associada à internet, lançada em 1969, que trouxe uma sequência de fatos revolucionários para a transmissão de dados, para os sistemas de informação e para a geração de conteúdo.

Mesmo que a realidade brasileira, por dificuldades para o desenvolvimento econômico, acadêmico e científico, não permita que o país se destaque nos estudos globais sobre inovação, o panorama mercadológico de todos os segmentos de consumo refletem avanços de estratégias inovadoras. A inovação mostra sua influência na grande maioria das categorias de produtos ou serviços, desde alimentos a automóveis, passando por medicamentos, bancos, telecomunicações ou viagens.
É ainda a partir dos princípios de inovação que as atividades publicitárias e de todas as outras disciplinas ligadas ao marketing se fortaleceram nesses últimos 50 anos.

Todas inovaram através do aprimoramento de regras comerciais e da consolidação do papel de associações de classe que unem seus esforços e objetivos comuns para incrementar o poder da comunicação.

Na edição especial de aniversário, o propmark faz um passeio pela própria história e pelos caminhos da inovação. Além de matérias especiais, o jornal reuniu 50 convidados para escrever suas opiniões sobre o que é inovação e outros 50 para mostrar ideias visuais de 50 exemplos de inovação, definidos a partir de indicações de dois professores da Universidade de Stanford. São avaliações sobre os dias atuais e sobre os últimos 50 anos. A proposta é simplesmente ressaltar o quão essencial a inovação é para o desenvolvimento do mercado.

Share.

About Author

Comments are closed.