Mídia online movimentou mais de R$ 8,3 bilhões em 2014 no Brasil; esse número chegará próximo de R$ 9,5 bilhões neste ano, segundo dados da comScore
Em evento para a imprensa na manhã de hoje, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), principal entidade representativa do mercado digital, revelou que o segmento de publicidade online deve crescer cerca de 14% em 2015, no País. Esse dado é resultado de um levantamento realizado pela comScore, que contou com a colaboração das principais empresas que compõem o mercado digital brasileiro.
O estudo ainda mostra que o investimento total em publicidade na mídia online brasileira ultrapassou R$ 8,3 bilhões em 2014. A projeção para este ano é se aproximar de R$ 9,5 bilhões. “Esse número mostra a importância do mercado de publicidade digital no mix de meios de comunicação. O crescimento em 2014 e a projeção para 2015 certamente fortalecem as empresas do setor em um ano de instabilidade econômica. Temos a certeza que o segmento manterá a trajetória de desenvolvimento e crescimento”, comenta Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.
A pesquisa também revelou os investimentos por áreas do digital, com valores consolidados de 2014. O segmento de search e classificados é o que movimentou o maior volume de verbas publicitárias, com R$ 3,9 bilhões, seguido por display e redes sociais (R$ 2,8 bilhões), vídeo (R$ 811 milhões) e mobile (R$ 721 milhões).
Durante a apresentação, Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil, ainda destacou iniciativas da associação em prol do desenvolvimento do mercado digital. “Criamos uma equipe dedicada à educação e formação de profissionais, que coordena atividades como cursos sob demanda para as empresas e e-learning”, diz. A executiva revelou novidades do IAB Brasil para auxiliar o mercado em questões estratégicas como Viewability (métrica que determina o tempo em que os anúncios ficam expostos aos consumidores), Mídia Programática, Assuntos Jurídicos (privacidade de dados) e Igualdade (desenvolvimento igualitário entre gêneros nas empresas). “Temos novos comitês para todos esses temas, com o intuito de contribuir para a evolução necessária no mercado brasileiro”.
O IAB está presente em 43 países e, no Brasil, conta com mais de 230 empresas associadas entre agências, produtoras, veículos e anunciantes. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento do mercado digital no Brasil e incentivar a criação de boas práticas para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias interativas.