Depois de 10 anos utilizando o slogan “Surpreendente”, Mentos, uma das líderes globais do mercado de balas e gomas, estreia no Brasil seu novo posicionamento global de comunicação. Com a assinatura “Quem diz não a Mentos?” (“Who Says No to Mentos?”), já adotada no Reino Unido, Estados Unidos e Europa, a marca agora aposta na amizade e na possibilidade das pessoas criarem novas conexões no mundo real, como temas para dialogar com os consumidores. A marca apresenta nas plataformas de mídias sociais o primeiro filme com o novo posicionamento, “Mentos Mentors”, criado pela BBH de Londres e adaptado pela Neogama, agência da marca no Brasil.
Mentos levou um grupo de adultos equipados com escutas para parques, pontos de ônibus, restaurantes e prometeu que instrutores “experts” em comunicação os assistiriam, e à distância, iriam ajuda-los a interagirem com as pessoas. O que eles não sabiam é que seus mentores eram crianças de cinco anos.
O resultado é o filme que mostra os pequenos instruindo adultos, e que mesmo após um certo estranhamento, acabam abraçando a iniciativa e se aproximam de desconhecidos, sem inibições ou “ajuda” do mundo digital. No final de cada interação, os adultos oferecem Mentos para os novos amigos para marcar o início dessa amizade. Afinal, “Quem diz não a Mentos?”.
A campanha desperta uma reflexão bem humorada sobre como podemos romper barreiras para estabelecer novos vínculos e que se conectar com as pessoas não é tão difícil como imaginamos, principalmente se lembrarmos de como tudo era mais fácil na infância. “As crianças fazem amizade num instante e à medida que crescemos perdemos esta habilidade incrível, especialmente num mundo pautado por relações no ambiente digital. A campanha faz um convite a repensarmos este bloqueio e que talvez não estamos tão conectados como pensamos”, conta Elzilene Moraes, diretora de Marketing da Perfetti Van Melle Brasil, detentora da marca Mentos.
O novo posicionamento deve abordar assuntos cotidianos e as novas amizades, com foco na emoção. “Os consumidores de Mentos apontam a marca como amigável, livre de preconceitos e que conecta pessoas, e a comunicação passa a expressar esses valores”, diz Elzilene. “Mentos pode ajudar as pessoas com novas amizades e a começarem uma conversa. Se você oferecer Mentos para alguém, essa pessoa provavelmente aceitará”, completa.
Mentos, uma marca da Perfetti Van Melle
A marca Mentos é fabricada e distribuída pela Perfetti Van Melle, uma das líderes globais do mercado de candies e gomas. A empresa foi fundada em 1946, na Itália. Em 2001, uniu forças com a Van Melle da Holanda. Hoje, a companhia, com sedes na Itália (Lainate – Milão) e na Holanda (Breda), está presente em 150 países espalhados pela Europa, Américas, Ásia, África e Oriente Médio, empregando mais de 19 mil pessoas no mundo todo. No Brasil, a companhia está sediada em Vinhedo, interior de São Paulo, e emprega cerca de 600 pessoas.