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RAPOSA DEU SORTE AOS PATROCINADORES - Revista Publicittà RAPOSA DEU SORTE AOS PATROCINADORES - Revista Publicittà

RAPOSA DEU SORTE AOS PATROCINADORES

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Apenas em novembro de 2014, a exposição que os patrocinadores do Cruzeiro tiveram nas redes sociais oficiais do clube (Facebook, Twitter e YouTube) foi avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões. É o que aponta o SM ROE, nova ferramenta do IBOPE Repucom que mensura o retorno monetário sobre os investimentos nas mídias sociais. A raposa deu sorte aos patrocinadores.

“Por meio desta novidade, única no Brasil, é possível identificar o impacto, o engajamento, o retorno financeiro – tanto das exposições das marcas quanto da menção em texto dos patrocinadores – e os melhores formatos das ações, maximizando assim os retornosobtidos”, explica José Colagrossi, diretor do IBOPE Repucom. “É interessante notar que, apesar do poder e do alcance das mídias sociais, elas ainda são pouco exploradas pelos anunciantes, principalmente se compararmos com o que ocorre no exterior. Em países como EUA, Inglaterra, Alemanha e Espanha, Japão e França, o meio digital é muito utilizado pelos clubes para o engajamento, interação, ativações e divulgações de marcas”, completa o executivo.

Segundo o levantamento, os 10 patrocinadores do time que tem a raposa como símbolo (Alpi Medic, Angá Prev, Banco BMG, Brahma, Gatorade, Guaramix, Olympikus, Sócio do Futebol –  programa de sócio torcedor do time -, Supermercados BH e TIM) tiveram 1.386 exposições no Facebook, 3.733 no Twitter e 379 no YouTube em novembro. Em termos de valores de mídia, quando consideramos o custo cheio, esses números representam R$ 1,9 milhão, R$ 615 mil e R$ 11 mil, respectivamente.

O SM ROE permite ainda calcular o valor com base nas variáveis de cada plataforma. A metodologia utiliza o Índice de Qualidade (QI), que avalia nas mídias sociais a exposição, o alcance e a qualidade dos posts. Considerando todas essas variáveis, o retorno desses patrocinadores nas redes sociais seria de R$ 700 mil (Facebook), R$ 217 mil (Twitter) e R$ 2,4 mil (YouTube).

Analisando o desempenho individual dos patrocinadores em cada uma das plataformas, o Banco BMG se destaca. Olympikus, Guaramix e Sócio do Futebol também aparecem na liderança dos rankings das empresas cuja exposição nas mídias sociais do Cruzeiro trouxe mais retorno. Confira abaixo:

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