A Dior acaba de divulgar, com a chegada do verão no Hemisfério Norte, no próximo dia 21 de junho de 2015, o clipe que gravou com a cantora Rihanna no Palácio de Versalhes, na França. Os fãs da cantora podem ficar frustrados pois não se trata de música contagiante ou algo parecido com os sucessos da cantora pop. A intenção desse vídeo não é essa, mas a de transmitir o conceito de moda e sofisticação da poderosa grife Dior que pela primeira coloca uma negra em campanha global. E nisso, o clipe é impecável e sedutor.
POR YUME IKEDA, DE TOKYO
Robyn Rihanna Fenty, que nasceu em Barbados em 20 de fevereiro de 1988, predestinada ao sucesso nas paradas musicais também acaba de quebrar um tabu: Rihanna é a primeira mulher negra em 68 anos a estrear uma campanha para a grife francesa Dior dentro da série “Secret Garden” com a qual a “maison” exibe os seus lançamentos para a estação mais esperada do ano, o verão do Hemisfério Norte. A grife criada pelo francês Christian Dior (1905-1957) em 1947 passou a ser referência de exuberância da mulher no pós-guerra, com seus modelos de alta costura e exageradamente, para época, caudalosos, confeccionados com mais de 5 metros de tecidos. E Rihanna agora é sua face mais moderna, mais atualizada e musical.
Dior trabalha o mistério no famoso Palácio de Versalhes com seus jardins entre os mais fotografados do mundo. Essa construção que marcou o apogeu e o final do império francês, com Maria Antonieta degolada, é absolutamente fantástica. O Château de Versailles como os franceses o denominam fica nas proximidades de Paris, a uma suficiente distância que a Corte de Luiz XIV encontrou para ficar longe da tumultuada Paris e dos protestos que, já em 1682,quando Versalhes se tornou sede da monarquia absoluta, tomavam conta das ruas como prenúncio da revolução francesa de 1789. A escolha do local, então um pequeno vilarejo destinado à caça, ocorreu em 1660, assim como as primeiras obras para tornar o seu pavilhão de caça neste que entraria para a história como o maior e mais exuberante castelo de uma monarquia européia. São segundo os guias oficiais de turismo do hoje museu, 2 153 janelas, 567 escadarias, 6.352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque; um dos espaços mais visitados por turistas do mundo inteiro, recebendo em média 8 milhões de pessoas por ano.Rihanna para Dior é apenas mais um número, mas um número capaz de fazer a diferença. O filme esbanja do luxo que o castelo exibe, com suas balaustradas e seu lustres gigantescos. E Rihanna, vamos combinar, brilha por onde passa e os vestidos são brilhantes, assim como as jóias e acessórios, incluindo as icônicas bolsas Dior.
Não há dúvidas, Dior sempre soube vestir uma mulher. É um luxo. Primeira negra a posar para a grife, Rihanna o faz com enorme elegância e desenvoltura: brilha.