O publicitário Roberto Duailibi, presidente desta edição do 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que foi aberto ontem à noite, usou do seu bom humor e criatividade para mostrar como lida hoje com a tecnologia, e como ela invade a vida de todos. Ao receber a placa em sua homenagem, na abertura, agradeceu e em instantes seu telefone tocou. Ele atendeu: “Justamente nesta hora, recebo uma ligação” brincou, “é a minha mulher”. “Vou dizer que você ligou bem na hora que estou falando para o público mais bonito do Brasil”. Claro que todos riram e aplaudiram. “Deu certo, Silvia” disse ele e desligou o celular. Ele aproveitou a “deixa” para dizer que aquilo era uma cena do mundo atual.
“Sempre defendi que tínhamos que ter redes nacionais de agências. Resistimos o quando pudemos até aparecer uma empresa que tinha nossa admiração e o dinheiro”, declarou. De acordo com ele, a propaganda vive um momento como os antigos disquetes que, quando inseridos no computador, precisavam ser reformatados. Para ele, a fase de transição deve ser encarada pelas agências tradicionais, que tendem a se tornar empresas híbridas. “As várias formas de fazer comunicação estão tomando forma, as redes sociais, o mundo está mudando e ganhará quem entender esse novo universo primeiro”.
O tema do Festival é “‘Ou você Muda. Ou mudam você” e nesse sentido ele afirmou que “é inegável e incontrolável o crescimento dos meios digitais, assim como é incontrolável a queda dos meios impressos”. Para Duailibi, os meios eletrônicos, notadamente TV e rádio, parecem ser os menos atingidos, mas o fato é que profundas mudanças atingirão todos os segmentos da comunicação. “É um momento de revolução o que vivemos e temos de ficar atentos. Por isso, o recado de que ou você muda ou mudam você. Quem não se atualizar, quem não viver profundamente esse novo momento, certamente sucumbirá ao mercado”, alerta o publicitário.