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ROCK IN RIO FAZ A FESTA NAS REDES SOCIAIS - Revista Publicittà ROCK IN RIO FAZ A FESTA NAS REDES SOCIAIS - Revista Publicittà

ROCK IN RIO FAZ A FESTA NAS REDES SOCIAIS

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 Comemorando 30 anos de história, o Rock in Rio teve início na sexta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro. E o maior evento de entretenimento e música do mundo também se consolida como o maior festival da história no ambiente digital. Para quem não pôde comparecer ao evento, as redes sociais e site do festival transmitiram o espírito de festividade que acontecia pela Cidade do Rock. Uma equipe de 20 profissionais da área de Conteúdo e Engajamento da Artplan se dedicou minuto a minuto em todas as plataformas de comunicação digital do evento para retratar com fidelidade os momentos do primeiro fim de semana de shows. Para se ter uma ideia da dimensão do impacto do evento nas redes, só no site oficial foram registradas 1 milhão de visitas na cobertura e a estimativa de alcance do Facebook foi de mais de 12 milhões de pessoas entre sexta-feira e domingo.

Diversas foram as maneiras trabalhadas para trazer a experiência do festival às redes. Na sexta-feira foram lançadas duas novas plataformas de vídeos do evento: o Vine, que no primeiro dia já tinha atingido um milhão de visualizações; e o Snapchat, que veicula conteúdo exclusivo do Rock In Rio e também no primeiro dia bateu a marca de mais de 120 mil visualizações. Os usuários ainda têm disponível na ferramenta o recurso “geofilter”, um filtro temático do festival para as pessoas presentes no evento, parceria negociada com exclusividade pela equipe da Artplan com o Snapchat, .

E a agitação não para por aí. A cobertura nas redes ainda traz conversas ‘em tempo real’ com artistas, influenciadores, bandas e público. Uma série de ativações especiais em parceria com o Facebook e Twitter está trazendo pílulas do que ‘rola’ nos bastidores dos palcos Sunset e Mundo, mostrando ao público um pouco do que acontece antes e depois dos artistas entrarem ‘em cena’. A foto do setlist do Queen, por exemplo, recebeu mais de 10 mil visualizações em menos de uma hora. E selfies dos artistas foram publicadas durante os três dias no ‘Twitter Mirror’.

“A propagação que o evento teve nas redes nos mostra como impactamos as pessoas ao redor de todo o mundo. Temos a missão de transcender o Rock in Rio para quem quer acompanhar o evento fora da Cidade do Rock, mas com a mesma essência do que acontece lá dentro. E estamos fazendo isso numa comunicação integrada, onde os meios se conversam e trazem interação com o público, sejam eles on, offline e ‘ao vivo’”, comenta Rodolfo Medina, presidente da Artplan e VP Comercial e de Marketing do Rock in Rio.

Mais números da cobertura
Os números mostram o engajamento que as ferramentas proporcionam ao público ao interagir com o festival. Durante toda a tarde do primeiro dia de Rock in Rio, o evento ficou no 1º lugar no Trending Topics Brasil do Twitter. Ao todo, mais de 500 milhões de menções do público sobre o festival tomaram a rede no mundo, gerando um alcance de mais de 700 milhões de pessoas. O canal ganhou mais de 30 mil seguidores no primeiro fim de semana de evento. Já no Facebook, foram cerca de 12 milhões de pessoas alcançadas com as publicações sobre o festival, e mais de 60 mil novos fãs, que conta hoje com mais de 3,4 milhões de fãs no total.

O engajamento é tão grande que o Vine que explorou a experiência do público que curte metal foi o mais visualizado. O vídeo “Thats how we roll” teve mais de 370 mil visualizações.

O Instagram recebeu mais de 125 mil ‘likes’ no primeiro dia de evento e bateu o recorde de 200 mil seguidores na plataforma. E o alcance da rede chegou aos 94 milhões de usuários. Já no Snapchat, inaugurado nesta edição com objetivo de se aproximar do público mais jovem, foram mais de 250 mil visualizações ao longo do fim de semana.

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