A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de completar três décadas na proteção do bioma mais ameaçado do país. E para celebrar este importante momento estreia campanha assinada pela DPZ&T que tem como ponto de partida uma animação inédita em 360° com trilha do cantor Emicida. A música Casa” serve de pano de fundo para o devaneio de um motorista que está preso em um engarrafamento. Ao ouvir no rádio que a SOS Mata Atlântica está fazendo 30 anos, ele começa a imaginar como o mundo seria se tivéssemos tomado decisões diferentes em relação ao ambiente que queremos.
“Estamos muito felizes em ter um videoclipe com o Emicida, um artista que conquistou merecida notoriedade, com uma produção musical reconhecida e que aborda questões tão relevantes para a sociedade. Essa parceria é importante para ampliar, especialmente para as novas gerações, a mensagem do desenvolvimento sustentável e a importância da natureza para a nossa qualidade de vida, inclusive no ambiente urbano”, comenta Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
Assim como a Fundação se apoia no voluntariado para colocar suas ações em prática, o desenvolvimento da campanha seguiu um caminho parecido. “Quando criamos para uma marca como a SOSMA, o processo é diferente. Não buscamos apenas os melhores profissionais para executar o trabalho, mas os parceiros mais interessados em contribuir com a causa. Assim, a contribuição de cada um faz o trabalho ganhar proporções maiores do que tinha no começo do processo. Em vez de contratar fornecedores para executar a ideia, convidamos pessoas a participar dela”, explica Daniel Motta, Diretor de Criação da DPZ&T.
Para apresentar visualmente essa história, outro artista convidado foi o diretor Guilherme Marcondes, da Vetor Lobo de Nova York, cujo trabalho feito há 10 anos serviu como ponto de partida para desenvolver o novo visual do vídeo.
A animação feita em 360° ressalta a principal mensagem da música: o mundo inteiro é nossa casa, logo todos somos afetados pelos efeitos do desmatamento. Para contar essa importante história, a campanha emprega uma tecnologia que mergulha o espectador em um mundo em 3D e o faz se sentir parte da ação. O clipe traz símbolos da luta pela preservação, como o muriqui, o tamanduá-bandeira e o mico-leão-dourado, ameaçados de extinção, para mostrar um mundo diferente, em que o progresso e a natureza podem viver em harmonia.
Além da animação que poderá ser vista em todos os canais da marca e na TV aberta, a campanha contou com uma fase teaser em que o apresentador Luciano Huck, apoiador da causa, anunciou em primeira mão no Caldeirão do Huck a grande parceria entre Emicida e a ONG e fez um convite ao público para que conferisse uma prévia do resultado no site da marca.
Com versões de 2’, 5’, 15’, 30’ e 60’ segundos, o filme “30 anos” tem direção de Guilherme Marcondes e produção da Vetor Zero / Lobo. Assinam a criação da campanha Daniel Motta, Daniel Mattos, Luciano Honda, além de Rafael Urenha e Daniel Motta na direção de Criação.
O vídeo é compatível com todos os aparelhos de realidade virtual, mas também pode ser visto em 360º por qualquer pessoa, mesmo sem um headset VR, em smartphones ou no computador.