A Anheuser-Busch InBev registra o anúncio do Conselho da SABMiller plc rejeitando a proposta da AB InBev de GBP 42,15 por ação em dinheiro, com uma alternativa de participação acionária parcial. A AB InBev se surpreendeu com o fato de o Conselho da SABMiller (excluindo os diretores nomeados pela maior acionista da SABMiller, a Altria Group, Inc., que divergiram) continuar a declarar que essa proposta “ainda subestima substancialmente a SABMiller”.
A decisão da SABMiller deixou visivelmente irritada a gigante de bebidas comandada pelo brasileiro Jorge Paulo Lemann que em comunicado disse que a declaração de quem quer comprar uma parte não tem credibilidade porque:
- A proposta em dinheiro representa um prêmio de aproximadamente 44% sobre o preço da ação da SABMiller de GBP 29,34, no fechamento do mercado, em 14 de setembro de 2015 (sendo o último dia útil antes da especulação renovada de uma abordagem da AB InBev); e
- A Altria Group, Inc., que detém 27% da SABMiller e tem três representantes no Conselho, declarou publicamente que apoia nossa proposta e “exorta o Conselho da SABMiller a trabalhar imediatamente e construtivamente com a AB InBev para chegar a um acordo sobre os termos de uma oferta recomendada”.
O Conselho da SABMiller também se referiu à natureza altamente condicional das propostas, incluindo dificuldades regulamentares significativas nos EUA e na China, “sobre as quais a AB InBev ainda não proporcionou tranquilidade à SABMiller”. Junto com seus assessores, a AB InBev realizou um trabalho significativo em matérias regulatórias e identificou soluções que fornecem um rumo claro para o fechamento. A AB InBev pretende trabalhar proativamente com órgãos regulamentadores para resolver quaisquer problemas. A AB InBev vem propondo, seguidamente, compartilhar essa análise com a SABMiller e seus assessores. Todas as vezes o Conselho da SABMiller se recusou a se envolver.
O CEO da Anheuser-Busch InBev, Carlos Brito, um dos homens fortes de Lemann disse:
“Apesar de nossos esforços de boa-fé, o Conselho da SABMiller se recusou a se envolver significativamente conosco. Nossa proposta cria um valor significativo para todos. Quanto tempo vai demorar para os acionistas verem um valor de mais de GBP 42, na ausência de uma oferta da AB InBev? Se os acionistas acreditam que deveríamos manter discussões apropriadas, eles deveriam exprimir seus pontos de vidas e não deveriam permitir ao Conselho da SABMiller frustrar esse processo e deixar essa oportunidade escapar”.
A Lazard está atuando exclusivamente como assessora financeira da AB InBev e para ninguém mais, em conexão com as questões descritas neste anúncio e não é — e não será — responsável por ninguém mais do que a AB InBev no fornecimento de proteções dispensadas aos clientes da Lazard ou por fornecer aconselhamento em conexão com as questões descritas neste anúncio. Para esses propósitos, “Lazard” significa Lazard Frères & Co. LLC e Lazard & Co., Limited. A Lazard & Co., Limited é autorizada e regulada no Reino Unido pela Financial Conduct Authority. Nem a Lazard, nem quaisquer de suas afiliadas, deve ou aceita qualquer dever, obrigação ou responsabilidade, seja qual for (seja direta ou indireta, seja em contrato, em ato ilícito, de acordo com a lei ou de qualquer outra forma) a qualquer pessoa que não seja cliente da Lazard, em conexão com este anúncio ou com as questões descritas neste anúncio.
O Deutsche Bank AG é autorizado pela Lei Bancária Alemã (autoridade competente: Banco Central Europeu) e, no Reino Unido, pela Prudential Regulation Authority. Está sujeito à supervisão do Banco Central Europeu e do BaFin, a Administração Federal de Supervisão Financeira da Alemanha, e está sujeito à regulamentação limitada no Reino Unido da Prudential Regulation Authority e da Financial Conduct Authority. Mais informações sobre a extensão de sua autorização e regulamentação pela Prudential Regulation Authority e regulamentação pela Financial Conduct Authority estão disponíveis, a pedido, ou no site www.db.com/en/content/eu_disclosures.htm.
O Deutsche Bank AG, agindo através de sua filial em Londres (“DB”), está atuando como corretora corporativa da AB InBev e de nenhuma outra parte, em conexão com este anúncio ou seus conteúdos. O DB não será responsável por qualquer outra parte que não a AB InBev para fornecer quaisquer proteções dispensadas aos clientes do DB, nem por prestar qualquer aconselhamento em relação a qualquer questão referida aqui. Sem limitar a responsabilidade de qualquer parte por fraude, nem o DB, nem quaisquer de seus empreendimentos subsidiários, filiais ou afiliadas, nem quaisquer de seus respectivos diretores, executivos, representantes, empregados, assessores ou agentes devem ou aceitam qualquer dever, obrigação ou responsabilidade, seja qual for (seja direta ou indireta, seja em contrato, em ato ilícito, de acordo com a lei ou de qualquer outra forma) a qualquer parte que não seja cliente do DB, em conexão com este anúncio, qualquer declaração contida aqui ou de qualquer outra forma.
De acordo com a Regra 2.6(a) do Código, a AB InBev precisa, mas até às 17h, o mais tardar, de 14 de outubro de 2015, quarta-feira, anunciar uma firme intenção de fazer uma oferta a SABMiller em acordo com a Regra 2.7 do Código ou anunciar que não pretende fazer uma oferta à SABMiller e, nesse caso, o anúncio será tratado como uma declaração à qual a Regra 2.8 do Código se aplica. Esse prazo final só será prorrogado com o consentimento da SABMiller e do Painel de Incorporação, de acordo com a Regra 2.6(c) do Código.