Nota do dia 18 de junho de 2007
O Brasil conquistou apenas um Leão no Lions Direct do Festival de Cannes e de bronze, que foi para a peça “Caixa de Liberdade”, criada pela Matos Grey para o Grupo Izzo, que representa no Brasil a marca americana de motos Harley Davidson. No ano passado, o País havia ganho também apenas um leão no Lions Direct, só que de prata. O País que havia conseguido emplacar 13 peças entre as finalistas, de um total de 107 inscritas, viu seu esforço ir literalmente para o ralo.
A Alemanha viu recompensado o esforço na categoria na qual teve o maior número de prêmios mesmo não tendo conquistado o disputado Grand Prix, que foi para a Espanha. A Alemanha levou dois leões de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, seguida da Inglaterra que domou 1 ouro, 2 prata e 5 bronze e os Estados Unidos com 1 ouro e 2 prata. Espanha, Bélgica, Nova Zelândia, África do Sul e Malásia também levaram leões de ouro para casa, um para cada.
Nesta categoria, foram distribuídos nove ouros, 13 pratas e 35 bronzes, dos quais um para o Brasil.
A idéia da Matos Grey que conquistou o leãoi foi a de passar para o consumidor da linha Harley-Davidson, dentro do seu escritório, o conceito de liberdade que carrega a consagrada marca de motocicletas. Ao ganhar uma caixa preta, às 16 horas de uma sexta-feira, quando já está pronto para o fim de semana, o cliente abre o pacote, com o logo Harley-Davidson, e recebe uma agradável brisa no rosto. Uma sensação conhecida apenas pelos amantes das duas rodas.
O desempenho foi fraco, como pode se conferir na nota de ontem, postada abaixo:
Nota do dia 17 de junho de 2007
Começa o alvoroço e as especulações em torno dos vencedores da categoria Lions Direct da 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes. Nessa categoria, em que foram inscritas 1.689 peças de 53 países, o Brasil inscreveu 107 e conseguiu emplacar 13 peças no short list, a esperada lista curta dos que, de fato, concorrem aos prêmios.
A Alemanha, que inscreveu 286 peças, emplacou 34 finalistas,seguida da Inglaterra, que inscreveu 216 peças e emplacou 29 finalistas. A Alemanha e a Inglaterra também foram os países vencedores dessa competição em 2006, quando o Brasil conseguiu emplacar apenas três peças no short list e conquistou um único leão, de prata.
A grande surpresa na divulgação do short list da categoria foi a Austrália, que, de 64 peças inscritas conseguiu levar 14 para a condição de finalistas. Um aproveitamento muito superior ao do Brasil. A Africa do Sul, que inscreveu 54 peças, também emplacou 11 entre os finalistas. E a Espanha ficou, como o Brasil, com 13 finalistas, só que inscreveu 179 em comparação aos nossos 107.
Apesar de os Estados Unidos, serem a terra do marketing direto, aquele Pais emplacou menos que o Brasil: só seis finalistas de um total de 115 trabalhos inscritos.
A Salem foi a agência brasileira com o maior número de finalistas, com três trabalhos, seguida de Sun MRM e a MatosGrey/G2, com dois peças cada uma; e McCannErickson, Artplan, Buzz, Fallon, Leo Burnett e Wunderman, que conseguiram, cada uma, emplacar um finalistas.
Agora, é fazer figa e torcer.