A Samsung Electronics Co., Ltd., anunciou o GAIA, uma solução de segurança poderosa e abrangente de três camadas para toda sua linha de Smart TVs de 2016 com base no Tizen. O serviço dará aos consumidores proteção em todas as áreas do ecossistema de Smart TV, incluindo segurança de serviços, software e hardware. “Proteger as informações pessoais dos consumidores é de extrema importância para a Samsung, em termos de valores da empresa e do que é necessário para o crescimento e sucesso contínuo do ecossistema de Internet das Coisas”, disse Hyun Suk Kim, presidente de Visual Display Business da Samsung Electronics. “O GAIA é uma solução que dará aos clientes da Samsung segurança e tranquilidade agora e no futuro”.
O GAIA protege os dados pessoais do consumidor de três maneiras. Em primeiro lugar, ele tem a Secure Zone, uma barreira virtual que cria um espaço seguro e protege as principais operações de serviço. Um Secure Keypad/Number Pad, o mecanismo de entrada de dados virtual visto em uma TV, é utilizado para proteger as informações pessoais dos consumidores, como cartão de crédito e senha.
Em segundo lugar, o GAIA criptografa dados importantes transmitidos entre a TV e os servidores de serviço de Internet das Coisas. O sistema anti-malware embutido do GAIA detecta e bloqueia todos os programas não autorizados que podem ser usados para executar ataques de hackers ou fazer alterações em partes fundamentais do sistema operacional da Smart TV”.
Em terceiro lugar, o nível de segurança também é reforçado em termos de hardware. Ao dividir o sistema operacional Tizen em duas partes, incluindo o espaço principal e de segurança, os dados para cada espaço são protegidos separadamente. Além disso, a chave pública utilizada para verificar as informações pessoais está incluída no chip do hardware.
Para a Samsung, 2016 será o ano em que a TV vai se tornar o centro para extensões da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) no lar. Além de estarem equipadas com o GAIA, todas as TVs Samsung SUHD de 2016 estarão habilitadas para tecnologia de hub de IoT, permitindo que a própria TV atue como o controlador para todo o serviço doméstico de IoT.