O Samsung E-Festival, evento patrocinado pela líder mundial em tecnologia e realizado por meio do Ministério da Cultura, anuncia sua terceira edição. Ocorrido anualmente, o concurso digital tem como objetivo inovar o cenário musical no Brasil, revelando talentos nacionais e abrir caminhos para que possam construir carreiras sustentáveis.
Neste ano, o Samsung E-Festival dá ênfase à descoberta de artistas instrumentais. O grande vencedor do concurso, que será conhecido no dia 24 de junho, leva para casa prêmio de R$ 15 mil, além da oportunidade para promover sua carreira, como o auxílio de uma consultoria especializada, a gravação de um single para divulgação nacional e participação no encerramento nacional, em apresentações com grandes nomes da MPB. O Samsung E-Festival ocorrerá no dia 3 de julho, em São Paulo e no dia 16 em Campinas.
De 11 de abril a 20 de maio estarão abertas as inscrições aos artistas solo ou bandas com até cinco membros que sejam maiores de 18 anos. Para isso basta se inscrever no site www.efestivalinstrumental.com.br, onde consta o regulamento do concurso. É preciso preencher o cadastro com informações sobre o artista ou grupo instrumental e enviar o link do conteúdo audiovisual da música escolhida pelo Youtube, juntamente com o link da fan page do artista ou banda participante no Facebook e biografia.
Entre 21 de abril e 21 de maio, uma curadoria especializada comandada pelo ganhador do Grammy, Ruriá Duprat, vai selecionar os dez artistas mais talentosos da categoria. Duprat, reconhecido maestro e produtor de músicas para filmes e centenas de fonogramas publicitários, será o responsável por coordenar a avaliação e seleção dos finalistas. Os novos talentos passarão pelo crivo do curador, que já trabalhou ao lado de lendas como Tom Zé, Seu Jorge, Arnaldo Antunes, Ed Motta, Toquinho e Adriana Calcanhotto.
Os finalistas selecionados serão submetidos à avaliação do público no site do evento, de 24 de maio a 23 de junho. Outro recurso à disposição do público para avaliação e escolha dos vencedores será a interação pelas redes sociais, onde serão divulgadas entrevistas do curador com os finalistas e os fãs poderão acompanhar ao vivo.
“A Samsung é uma marca inclusiva, que oferece um mundo de possibilidades por meio de novas experiências. Acreditamos que a tecnologia conecta as pessoas e acelera suas descobertas. Nosso objetivo é ser um impulsionador desses talentos e por isso faz todo o sentido patrocinamos, mais uma vez, o E- Festival”, afirma Elaine Ishibashi, diretora da área de Marketing, Esportes e Música da Samsung Brasil.
General Bonimores, Lari Basílio, Bandavoou e Urbem foram os talentos premiados nas edições de 2014 e 2015, respectivamente, do Samsung E-Festival, realizado por meio do Ministério da Cultura, organizado pela Dançar Marketing e patrocinado pela Samsung para dar continuidade à plataforma de incentivo à cultura da empresa.