Uma das maiores e mais concorridas datas para o varejo está chegando. Os consumidores brasileiros poderão esperar inúmeras ofertas de diversas categorias na Black Friday deste ano, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro. A grande vantagem do evento é aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de Natal. Por isso, a Samsung apresentou no último dia 30 de outubro, um mês antes da Black Friday 2016, a segunda fase da campanha publicitária “4K de verdade é Samsung” para que o consumidor faça a melhor escolha na hora de comprar uma TV 4K nesse período concorrido.
“Como líder mundial há 10 anos no segmento, a companhia exerce seu papel de educar o consumidor quanto às diversas tecnologias utilizadas no mercado e, com um maior entendimento, ajudá-lo a escolher o melhor televisor 4K na hora da compra”, afirma Gustavo Assunção, Diretor de Vendas e Marketing de Produtos para a Divisão de Áudio e Vídeo da Samsung Brasil.
O tal do pixel branco
Criado pela agência Cheil Brasil, o novo filme, e forma lúdica, usa como pano de fundo a simulação de uma entrevista de emprego com pixels no mundo da TV. A entrevista ocorre dentro do aparelho e o pixel branco quer se passar por pixel colorido, mas não é aceito. Isto porque o pixel branco diminui a qualidade de imagem desses aparelhos. A peça tem como objetivo explicar ao consumidor – de maneira didática e bem-humorada – que 4K de verdade é Samsung, pois as TVs 4K da marca não têm painel com pixel branco.
A grande questão que envolve o 4K “de verdade” gira em torno da estrutura desses pixels. O pixel padrão é o colorido – formado pelas cores vermelho, verde e azul, conhecido como RGB (Red, Green, Blue). Porém, há no mercado aparelhos com o padrão RGBW (que inclui o pixel branco), que compromete a qualidade e a fidelidade da imagem. O problema da inclusão do pixel branco é que ela retira partes do RGB para adicionar a quarta cor. Com isso, a imagem perde a nitidez e a cor/brilho prejudicando a qualidade de imagem do televisor.
Já as TVs Samsung possuem tecnologia RGB, que permite a reprodução das três cores primárias em 100% dos 8,3 milhões de pixels. Isso garante uma reprodução de cores, brilho e contraste mais fiel à imagem real.
“Como saber se é uma TV 4K?” Faça você mesmo o teste
Ao chegar no ponto de venda, o consumidor pode realizar um teste simples para descobrir se a TV é, de fato, uma 4K. Ou seja, se tem ou não o pixel branco. Primeiro passo é ajustar o foco e o zoom da câmera do smartphone ao máximo, e o segundo passo é tirar uma foto de uma imagem branca com a distância de um palmo de mão. Se aparecerem pixels brancos na foto, então não é uma TV 4K certificada.
Além do teste, é possível reconhecer uma TV genuína 4K pela certificação. A Consumer Electronics Association (CEA) e a Digital Europe (DE) determinam que as três cores primárias precisam estar incluídas e íntegras para que o pixel seja considerado real. O descumprimento de alguma de suas normas impede que o modelo utilize o selo “4K Ultra HD”, certificado e concedido pela instituição. Por isso, as TVs sem essa marca não podem ser caracterizadas como UHD ou 4K de verdade.
“O consumidor ainda fica em dúvida quando chega a uma loja de eletroeletrônicos. Nosso objetivo com essa nova campanha é auxiliar o consumidor a escolher a verdadeira TV 4K. São muitas opções no mercado, então, queremos transmitir esse conhecimento, que é muito técnico, de uma forma didática, para que ele entenda os reais benefícios de qualidade de imagem que são oferecidos com esta tecnologia. Por isso, para essa Black Friday nós garantimos que todas as TVs 4K da Samsung – inclusive as da linha SUHD – são certificadas por essas associações (CEA e Digital Europe (DE), e possuem a melhor qualidade de imagem”, afirma Andrea Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.
A campanha, criada pela agência Cheil Brasil com produção da Dogs Can Fly, foi dirigida pelo argentino Rojo e pelo brasileiro João Luz e será veiculada na TV aberta, bem como nas redes digitais da marca. A ação também será divulgada em quiosques por todo o país nos shoppings Morumbi, Ibirapuera, Anália Franco (SP), Barra (RJ) e Park Shopping (DF), além de mídia em espaços dos shoppings (banners internos e cinema) + OOH (pontos de ônibus) na semana da Black Friday. Além disso, o consumidor poderá contar com um hotsite (http://www.samsung.com/br/4kdeverdade) para entender ainda mais sobre as TVs com resolução em 4K. Todos os dados continuarão disponíveis mesmo após o término da campanha, previsto para o final de novembro.
Continuação
Na primeira fase da campanha, veiculada em junho deste ano, as irmãs Bia e Branca Feres, do nado sincronizado, protagonizaram um vídeo bem-humorado, que mostrou como reconhecer se a TV que o consumidor está levando para casa entrega, de fato, uma verdadeira qualidade de imagem 4K. Durante ensaio das atletas, a treinadora chama constantemente a atenção delas para os mínimos detalhes. Quando questionada por Bia sobre os motivos de tanta exigência, a irmã responde que a treinadora está vendo o treino em uma TV Samsung 4K, o que proporciona muito mais nitidez nas imagens.