A campanha “Santa Nuvem”, criada pela agência Taterka para o Instituto Akatu, estreia dois dias antes do Dia Mundial da Água, 22 de março. A iniciativa promove a reflexão da sociedade para o momento atual de crise hídrica vivida por vários Estados brasileiros. A campanha reforça que a mudança de comportamento para o consumo consciente deve ser permanente e depende de ação.
De acordo com Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação e campanhas do Instituto Akatu, é preciso aproveitar este dia tão importante para o tema e reforçar que a necessidade de cuidado com a água segue sendo urgente. “Não adianta imaginar que o problema está resolvido só porque choveu nesses últimos dias e fez subir os registros de volume de água de alguns dos reservatórios que abastecessem as grandes metrópoles. A solução do colapso hídrico precisa da contribuição de todos permanentemente”, afirma.
Pensando nisso, a Taterka produziu uma campanha sugerindo que o Dia Mundial da Água seja também o “Dia da Santa Nuvem”, com o mote “Santa Nuvem está no céu, mas não faz milagre”. “Só assumir os erros e rezar não adianta mais. Por isso, fizemos essa conexão da campanha de água com o nome ‘Santa Nuvem’, já que não adianta mais chorar pelos ‘pecados’ cometidos até hoje. Foram muitos banhos de 30 minutos, muita torneira aberta na hora de escovar os dentes, inúmeras lavagens de calçada, milhões de carros lavados semana a semana. Se a população achar que a crise passou, podem voltar a usar água em abundância, e este cenário de escassez voltará”, reforça Eduardo Simon, Sócio e COO da Taterka.
Dos dias 20 a 27 de março, a campanha será veiculada por meio de dois spots na rádio 89.1 FM, e um anúncio será veiculado no jornal Destak no dia 21. Junto com o jornal serão distribuídos também santinhos que divulgam a campanha. A ação será repercutida também nas redes sociais do Akatu.
Uma outra ativação da campanha é que as pessoas poderão contribuir com o Akatu por meio de doação AQUI para que a instituição siga realizando projetos de educação e comunicação sobre o uso consciente de água, como a campanha #águapedeágua, também de autoria da Taterka, e lançada em outubro de 2014.