Atuando há mais de cem anos no mercado literário e mantendo contato permanente com o público leitor, a Saraiva entende que o livro tem grande potencial transformador. Com o mote #lerfazbem, a rede lança campanha cujo principal objetivo é incentivar a leitura. Uma das primeiras ações será em parceria com o projeto “Ninho de Livros”, nascido no Rio de Janeiro por meio da agência de benfeitorias Satrápia, e que a Saraiva traz agora a São Paulo.
Espalhadas pela capital paulista, pequeninas bibliotecas colaborativas, que remetem a casas de passarinhos, levam cultura para toda a cidade. A ideia é simples: basta escolher qualquer obra disponível no ninho, sem pagar nada por isso. Além de estimular a leitura, a iniciativa promove a economia colaborativa, ao convidar o leitor a deixar no espaço um livro para outra pessoa e, assim, continuar o ciclo. Serão 20 ninhos estrategicamente localizados pelo município.
Diversos espaços públicos de São Paulo serão contemplados com a ação, como por exemplo: Jardim Botânico, Rua Oscar Freire, Parque da Água Branca, Parque do Povo, Parque Villa-Lobos, Praça Benedito Calixto, Praça Roosevelt, SESC Itaquera, Terminal Rodoviário Tietê e vão livre do MASP, na Avenida Paulista.
Destaque para os primeiros ninhos instalados em regiões próximas a alguns projetos sociais locais: Ateliê Azu, Casa Ecoativa [Ilha do Bororé], Centro de Arte e Promoção Social [Grajaú], Escritureiros – Aventureiros da Escrita de Parelheiros, Grupo Opni, Projeto Arrastão e Escola de Notícias [Praça do Campo Limpo].
A Saraiva também apoia os ninhos já presentes no Rio de Janeiro: Arpoador, Botafogo, Cantagalo, Chapéu Mangueira, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Copacabana, Dona Marta, Leblon, Morro da Providência, Morro do Borel, Morro dos Prazeres, Parque Guinle, Parque Lage, Rocinha, Tabajara, Tijuca e Vidigal.
Além disso, a campanha #lerfazbem conta com o apoio de personalidades do universo literário e mercado livreiro, como o youtuber Frederico Elboni, a escritora Thalita Rebouças e a chef Rita Lobo. Em depoimentos pessoais, aparecem em vídeos, propositalmente caseiros, falando sobre a importância da leitura e convidando o público a contar também por que ler faz bem.