Empreendedorismo e a Nova Economia são os temas do projeto de conteúdo de marca desenvolvido pela área de Projetos Especiais da Globosat e pelo Projeto Draft para o Sebrae. Dentro do conceito “Empreendedorismo que transforma”, a ação inclui uma série especial batizada de “DNA – A Nova Economia”, que aborda os cinco elementos da Nova Economia: Economia Criativa, Negócios Sociais, Startups, Inovadores Corporativos e Lifehackers. O conteúdo está sendo veiculado no intervalo dos canais Multishow, GNT, GloboNews e Mais Globosat.
Os programetes acompanham de perto os processos de Inovação e impacto social de novos empreendedores. Através da teoria de disrupção da economia tradicional, a série conta como essas mudanças de atitude têm afetado o mundo e os negócios, através do olhar de Adriano Silva – publisher do Projeto Draft, jornalista, empreendedor e especialista na Nova Economia.
A presença da marca Sebrae no conteúdo foi construída pela Globosat em conjunto com o cliente e a agência Nova SB. A concepção do projeto contou com a participação das produtoras Bond Filmes e Storyland, além da ajuda da Piraporanó (Paulo Camossa) na sua viabilização. Adriano Silva, curador da série, participou da construção do conteúdo, agregando sua expertise no relacionamento diário com empreendimentos da Nova Economia.
“A Globosat recebeu um desafio de buscar uma conexão entre o nosso conteúdo e uma nova necessidade de comunicação do Sebrae, que estava focada no empreendedorismo moderno. Sabendo do perfil da nossa audiência e dos programas que de alguma forma estão associados ao tema, buscamos a curadoria do Projeto Draft para conectar o nosso público com essa nova forma de empreender, nessa nova economia criativa que está muito ligado ao empreendedorismo digital”, revela André Yuhara, diretor de publicidade Brasília da Globosat.
“O Sebrae apresenta o conceito que reflete o novo momento da economia – Empreendedorismo Que Transforma. Conceito este que representa a seguinte síntese: o Sebrae é referência no desenvolvimento dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo que transforma. A estratégia adotada foi dar continuidade as ações de conteúdo da marca que reúnem histórias reais e a partir de agora focam e reforçam o empreendedorismo como fator de mudança na vida das pessoas, nas comunidades, nas cidades e na economia do país”, explica o gerente de marketing do Sebrae, Guilherme Kessel.
O projeto inclui ainda matérias personalizadas e merchandising em programas dos canais Globosat. A primeira ação envolveu a apresentadora Astrid Fontenelle, no Saia Justa, do GNT. A participação do projeto DNA no programa ocorreu de forma orgânica, já que a pauta – empreendedorismo feminino – tinha relação direta com o momento profissional de Astrid, que está empreendendo com uma amiga em uma linha de camisetas.
“O projeto criado para o Sebrae explora temas que fazem parte dos desafios cotidianos dos empreendedores atuais”, avalia Daniela Medeiros, gerente de Projetos Especiais da Globosat. “A parceria com o Projeto Draft e Sebrae nessa iniciativa foi muito feliz, pois o Adriano Silva, do Projeto Draft, atua como um guia nessa imersão e o Sebrae há tempo tem olhado para as vertentes abordadas na série de programetes. Conseguimos unir formato, conteúdo e parceiros ideais”.
Antes de chegar aos empreendedores, porém, os vídeos acompanham de perto o processo de mudança da economia, desde como ela é conhecida inicialmente e empregada até a sua atual configuração. Os empreendedores demonstram na prática essas mudanças apresentando seus caminhos, o que pensam, seus negócios e o impacto que isso gera no mundo e no dia a dia das pessoas.
“Há muito tempo queríamos aproximar o Projeto Draft do Sebrae. E há muito tempo queríamos ampliar o conteúdo e o impacto do Draft para a televisão, para o conteúdo audiovisual. Então essa parceria com o Sebrae e com a Globosat é uma felicidade dupla para nós. Agradeço muito ao Guilherme Kessel e a Ana Paula Garcia, do Sebrae, pela confiança, e ao Herbert Zeizer, e toda a equipe da Globosat, pela acolhida”, diz Adriano Silva, publisher do Projeto Draft.
CENÁRIO DE INOVAÇÃO
Durante seus mais de 26 anos de vida, a Globosat se estabeleceu como o hub de marcas (GNT, SporTV, Multishow, Mais Globosat, BIS, Viva, Off, Gloob, Telecine, Canal Universal, Syfy, Studio Universal, GloboNews, Canal Brasil, Megapix, Premiere, BigBrother Brasil PPV, Combate, Playboy do Brasil, Globosat Play, Philos TV e VIU Hub), cada uma delas com personalidade própria, reconhecidas e premiadas, oferecendo informação, jornalismo, cultura, educação, entretenimento, esportes, séries, filmes e documentários. São milhares de filmes, séries, shows e programas variados, disponíveis 24h por dia, através de computadores, tablets, smartphones, videogames e smart TVs.
A marca é pioneira no lançamento da plataforma “play” no Brasil e tem uma das maiores plataformas de transmissão de vídeos com o Globosat Play, atualmente com mais de um milhão de assinantes de TV ativos nos produtos Play (incluindo Globosat Play, Telecine, Premiere e Combate). O serviço de TV Everywhere leva conteúdo ao vivo ou sob demanda a qualquer lugar e quando o usuário quiser, registrando 202 milhões de views e mais de 3,8 bilhões de minutos assistidos – duas vezes mais que em 2015. De janeiro a abril/17, os minutos assistidos foram 55% maior, em relação ao mesmo período de 2016.
Em 2016, a Globosat lançou ainda a nova unidade de negócios, VIU Hub, especializada em conteúdo digital, conectada com os melhores talentos, marcas e parceiros de mídia do Brasil. Uma maneira de pensar conteúdo de forma integrada, sem barreiras de linguagem ou plataforma. Ou seja, a solução completa de comunicação para as marcas.
A evolução do mercado também trouxe uma nova maneira de lidar com o conteúdo. Assim, surgem iniciativas como o acordo anunciado recentemente com a Vice Media para a realização de uma joint-venture na VICE Brasil, empresa de mídia que atua com uma série de unidades de negócios e marcas com foco na geração Y (“Millennials”). Esta parceria unirá a expertise das duas empresas para oferecer projetos inovadores aos jovens de 18 a 34 anos.