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SERIAM INDIANAS AS GAIOLAS DO CABORÉ 2015? - Revista Publicittà SERIAM INDIANAS AS GAIOLAS DO CABORÉ 2015? - Revista Publicittà

SERIAM INDIANAS AS GAIOLAS DO CABORÉ 2015?

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A  propaganda sempre encontrou nos anúncios de oportunidade, aqueles criados a partir de um fato que todos tiveram acesso, uma fonte inesgotável de boas ideias. O jornalismo segue na direção e classifica como suíte a continuidade de um tema de interesse a todos ou quase. É como, de forma figurada, não deixar um cavalo que passa por você arreado seguir adiante. Dito isso, devo dizer que não resistimos ao ler esta reportagem que nas redes sociais tem sido compartilhada esta semana por defensores dos direitos de animais e aves para lançar uma indagação: Seriam indianas as gaiolas do Caboré?. Afinal, com a proibição de pássaros engaiolados na Índia o que deve estar sobrando por lá são gaiolas. E como o Salles Neto, do Meio&Mensagem, tem bom humor, então, perguntar não ofende.

O prêmio criado pelo Meio&Mensagem, de Salles Neto, em 1980 premia anualmente os profissionais, agências e empresários que contribuem para o desenvolvimento da propaganda no Brasil com as estatuetas do Caboré, uma pequena coruja muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, entregues no dia 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda.

O Caboré é considerado o Oscar da propaganda brasileira e estimula uma disputa acirrada entre os indicados pelo voto dos assinantes do Meio&Mensagem,que são devidamente auditados com os resultados anunciados apenas no dia 4 de dezembro. O que leva tanto publicitários como agências a fazerem campanhas, como as comuns no período eleitoral, na busca do reconhecimento pelos demais profissionais de mercado. O prêmio mais do que ficar na estante, abre portas e reconhece talentos. Nessa hora, o Caboré voa alto.

Já as gaiolas…Bem que Salles Neto, que é uma simpatia de pessoa, poderia substituí-las por algo menos impactante que é a prisão, pois os pássaros como decidiu a Corte de Nova Dheli têm o direito fundamental de voar e nenhum humano pode detê-los. Quem sabe uma pena de pássaro que voou? Seria um bom agouro, um indicativo da liberdade de criação que a qual as penas, no caso as da escrita medieval que contribuíram para libertar a humanidade da era das trevas, ainda que ela insista, da mesma forma religiosa do passado, a voltar a ocupar espaço nos dias de hoje. Fica a sugestão.

E como não dá para falar do Caboré sem seus premiados e como são muitos, destacamos aqui apenas as agências que o conquistaram ao longo dessa história na esperança de que até das estantes os caborés possam ter assegurado o seu direito ao voo.
2014: Leo Burnett Tailor Made
2013: Ogilvy
2012: Africa
2011: Loducca
2010: AlmapBBDO
2009: Talent
2008: AlmapBBDO
2007: Leo Burnett
2006: DM9DDB
2005: Africa
2004: AlmapBBDO
2003: DM9DDB
2002: Neogama BBH
2001: W/Brasil
2000: Lew,Lara
1999: F/Nazca Saatchi & Saatchi
1998: DPZ
1997: Almap/BBDO
1996: DM9
1995: Z+G Grey
1994: DM9
1993: DM9
1992: DPZ
1991: DM9
1990: DPZ
1989: W/Brasil
1988: W/GGK
1987: W/GGK
1986: Talent
1985: Talent
1984: Talent
1983: Mendes
1982: Lage Stabel / BBDO
1981: DPZ
1980: CBBA

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