Com o objetivo de levantar o debate sobre músicas que reproduzem discursos de violência contra a mulher, a FCB Brasil e o jornal Estado de S. Paulo, com o apoio do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, lançam a campanha “Músicas de Violência”. Por meio do aplicativo de música Shazam – aplicativo de pesquisa e descoberta de músicas que escuta o que está sendo tocado ao redor e identifica instantaneamente músicas e letras – a campanha faz um cruzamento de dados para mapear quais são as músicas nacionais e internacionais que possuem letras sobre abuso e violência.
Quando a pessoa usar o app para identificar uma música que contenha trechos que falem ou que façam apologia à violência contra a mulher, um banner irá avisá-lo sobre isso com a frase “Esta música contém violência contra a mulher”, além de um áudio com depoimento real de quem sofreu agressão semelhante a letra da música. A ação já impactou mais de 1 milhão de usuários do aplicativo. A seleção das músicas foi feita de forma criteriosa por uma curadoria.
“O principal objetivo da campanha é convidar às pessoas a uma reflexão sobre o tema através das músicas que elas escutam. Acreditamos que a forma que encontramos para realizar a ação é, ao mesmo tempo, bem contextualizada e de impacto”, diz Flávio Pestana, Diretor Executivo Comercial do Estadão.
“Violência contra mulher é crime e com essa campanha temos a chance de usar a música e a tecnologia para levantar a questão sobre o tema”, comenta Joanna Monteiro, CCO da FCB. “A ideia não é censurar nada, mas convidar para reflexão”, completa.