Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
SONHOS PARALÍMPICOS NA PISCINA DO PRAIA CLUBE - Revista Publicittà SONHOS PARALÍMPICOS NA PISCINA DO PRAIA CLUBE - Revista Publicittà

SONHOS PARALÍMPICOS NA PISCINA DO PRAIA CLUBE

0

Quem acompanha o treino dos atletas da natação do Praia Clube, em Uberlândia, Minas Gerais, logo percebe o esforço necessário para alcançar o sonho de ter uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016 e que o asseguram do título de tricampeões nacionais.

Por Andressa Magalhães Clemente

“Considero minha rotina psicológica e fisicamente cansativa porém prazerosa” – é assim que o paratleta Guilherme Silva, 20 anos, deficiente visual, define o ritmo de seus treinos que o colocou em 6º lugar no ranking mundial, na última etapa do Circuito Loterias Caixa, com o recorde das Américas nos 100m Peito. O atleta não fez nada mais do que melhorar a própria marca, pois ele já era o recordista desde as competições do Parapan Pacific Para Swimming em Pasadena, Califórnia, realizadas em agosto de 2015.

O jovem natural de Franca conta ainda que conheceu o esporte a partir de um convite feito por um colega em uma casa de assistência ao deficiente visual: “Esse meu amigo fazia natação na Universidade de Franca e me convidou pra ir lá conhecer. A partir daí, o que era um lazer se tornou minha profissão” e ainda reforça: “A maior dificuldade hoje é deixar a minha família no interior de São Paulo sem a certeza de que terei sucesso atlético”.

Filipe Esteves com sua medalha de prata nos
Jogos Parapanamericanos em 2015

Outra aposta paralímpica que provavelmente representará também a delegação de natação no Rio, Filipe Esteves, 24 anos, nasceu com baixa visão. Atleta profissional desde 2011, seu primeiro contato com a natação foi por indicação médica, mas depois de um acidente em Belo Horizonte, o esporte se tornou essencial para a sua recuperação: “Fiz uma cirurgia, fiquei em repouso, mas logo em dois meses voltei para água como fisioterapia porque minha lesão era grave, mas o meu sonho era maior”.

Hoje já totalmente recuperado, Filipe pretende retornar à capital e obter um resultado similar ao que conseguiu nos Jogos Panamericanos em 2015, onde voltou para casa com duas medalhas de prata nas provas de 50m e 100m livre. 

Mas não é só a vida de Guilherme e Filipe que foi transformada pelo esporte.Victor Nogueira, 23 anos, também é um deles. Diagnosticado aos três anos com meningite, teve a perna esquerda afetada devido a uma infecção muito forte e o único recurso foi a amputação da perna esquerda. Entrou para a equipe do Praia Clube em 2010 e diz estar contente com o cenário atual do Brasil em relação às equipes paralímpicas:

“Os resultados do Clodoaldo Silva, nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, junto com alguns resultados anteriores de atletas chamaram a atenção e hoje nós temos grandes nomes na natação inclusive Daniel Dias e André Brasil, grandes recordistas mundiais” – explica ele que se mostra bem confiante caso represente nosso país. 

Todo esse trabalho é acompanhado pelo técnico Alexandre Silva Vieira, 28 anos, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFU. “Os treinos são baseados na individualidade, específicos com a deficiência de cada um, esse é o segredo. Dos nossos 13 atletas, a minha expectativa é que ao menos sete deles sejam classificados para irem pro Rio.”

Os paratletas da natação de Uberlândia já mostraram serem capazes, cabe à população uberlandense junto com o resto dos brasileiros ficarem na torcida por todas as delegações que representarão o país durante os jogos Paralímpicos.

O evento será realizado entre os dias 8 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro e contará com 23 modalidades. A compra dos ingressos, bem como os locais das provas e outras informações estão disponíveis aqui, no site oficial do evento.

Share.

About Author

Comments are closed.