Há uma semana, a Sony Nova Zelândia postou no Youtube a sua ação para o lançamento da câmera Cyber-shot, de 18.2 mega pixels e resistente à água. O resultado está surpreendendo o mundo da internet. Tudo porque a criatividade levou a FCB Auckland a inverter os papéis no aquário Kelly Tarlton`s e em vez de ser fotografado por grupos escolares que visitam o local, o polvo é quem fotografa as crianças com seus tentáculos. E olha que as fotos são boas, na verdade, excelentes.
Apelidado de “Rambo”, personagem marcante de Sylvester Stallone no cinema, o polvo fotógrafo parece também se divertir com a brincadeira. Aprendeu logo a enroscar-se na caixa onde a câmera se encontra e com um dos seus tentáculos pressionar o disparador, claro que, para desempenhar tal tarefa, é recompensado pelos cuidadores, mas o fato, inegável, e que a faz com a alegria e parece curtir os olhares, os sorrisos e os aplausos das crianças que fotografou no filme desse divertido vídeo-case.
“Rambo” não é o primeiro polvo a ficar famoso nas redes sociais. Na Copa de 2010, o polvo “Paul”, então residente no aquário marinho de Oberhausen, na Alemanha, acertou todos os resultados dos jogos da seleção daquele país. Simples: colocavam em seu aquário duas caixas com os moluscos com os quais se alimenta e em cada uma delas as respectativas bandeiras dos times em campo. O polvo escolhia uma das caixas para se alimentar e acertou todos os resultados da Alemanha inclusive a desclassificação do time para as finais e, de quebra, diante das câmeras de todo o mundo, a vitória da Espanha. O que levou os espanhóis a pleitearem a sua transferência para um aquário em Madrid. Mas Paul, que foi capturado nas águas da italiana Ilha de Elba, ficou na Alemanha e lá morreu, de causas naturais, em outubro do mesmo ano. Mas virou estrela.
“Rambo”, portanto, tem em quem se espelhar. Mas o interesse da Sony é o de transformar a sua nova Cyber-shot em sucesso de vendas tanto que está sendo ofertada com preço promocional pela internet, na Amazon, ao valor de US$ 469,99 para que o povo, e não apenas o polvo “Rambo”, do aquário da Nova Zelândia, possa ser tentado a usar não os tentáculos, mas as mãos, para fotografar os bons momentos da vida. O que Sony Nova Zelândia compartilha nas redes, com grande sucesso no Youtube, é apenas uma isca aos consumidores. E que bela isca!.